Y&R lança consultoria de reputação em parceria com o Grupo Ideal. Desta união, chega ao mercado a Young PR, joint venture entre a Young & Rubicam, líder em publicidade no Brasil, e o Grupo Ideal, focado em relações públicas e conteúdo. As duas companhias – ambas controladas pela WPP, maior holding de comunicação do mundo – juntam suas experiências, expertises e posicionamentos de liderança em seus respectivos mercados para investir no novo negócio. O objetivo é oferecer ao mercado um projeto que atenda aos anseios dos clientes que buscam uma solução contemporânea de relações públicas, que junte planejamento e criação de alto nível com conhecimento de temas institucionais – tudo integrado em uma mesma estrutura.
“Acreditamos que não podemos mais separar marca e empresa. As duas se confundem. Os consumidores querem se relacionar com instituições que participam da vida deles, que tenham uma contribuição social real”, explica David Laloum, CEO da Y&R. “A Young PR vai focar suas atenções em oferecer soluções de comunicação que ajudem as empresas a atender essa demanda do mercado”, completa.
A ideia de criação da Young PR surge com base na crença de que a reputação corporativa afeta diretamente a venda dos clientes. “O maior asset de uma instituição é a sua reputação. É disso que queremos tratar. É dessa reputação que queremos cuidar ou ajudar a construir”, diz o fundador e co-CEO do Grupo Ideal, Ricardo Cesar.
A iniciativa segue ainda o conceito de “horizontalidade” da WPP, em que os talentos da holding de diversos segmentos trabalham juntos para trazer as melhores soluções a seus clientes. No caso da Young PR, com foco no digital e nas novas ferramentas tecnológicas de comunicação, o portfólio de serviços oferecidos é completo e vai desde o trabalho institucional, passando por comunicação de produto, comunicação financeira, gerenciamento de crises, comunicação interna, planejamento, relações com a imprensa e muita produção de conteúdo.
Marco Antonio Sabino será o CEO da Young PR. Jornalista formado pela Cásper Líbero, advogado formado pela USP, com especialização em Comunicação Organizacional pela mesma universidade, Sabino tem passagens por alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país, como Globo, onde esteve por cerca de 10 anos, Bandeirantes, onde dirigiu o jornalismo da rádio e implantou o Canal 21, além da Editora Abril (Revista Exame) e do Grupo Estado. Até o final de 2017, vinha presidindo sua própria agência, que fundou em 2006.
“Estou extremamente motivado com esse projeto, que junta profissionais com um network privilegiado e uma experiência muito rica com uma das marcas mais fortes do mercado de comunicação em todo o mundo”, complementa Sabino.