A iD\TBWA inicia 2022 com um novo posicionamento no mercado: combinar inovação e dados para desenvolver plataformas de crescimento, desde a definição da proposta de valor, passando por desenvolver a jornada de experiencia até a gestão do funil de vendas das marcas. A materialização dessa mudança se dá a partir do lançamento da iDx, uma nova unidade de negócios conectada ao ecossistema de startups, que atuará como laboratório de inovação, com foco em design de experiência. O objetivo é promover ainda mais agilidade e eficiência aos projetos, investindo em pesquisas de tendências, de comportamento e de tecnologia para identificar oportunidades.
“A essência da iD\ sempre foi de transformação e nos destacamos por trazer visão estratégica e por desenvolver projetos inovadores que diferenciam marcas e trazem crescimento para os negócios. O momento pede mais atenção aos novos comportamentos sociais, dedicação às jornadas, automatização e conexões a um novo ecossistema. Essa evolução da agência traz novas soluções, agrega valor e possibilita melhores resultados aos nossos clientes”, comenta Camila Costa, sócia e CEO da iD\TBWA. E para liderar esse novo momento, ao lado da executiva, a agência promove Marco Sinatura, até então diretor executivo de estratégia e inovação, ao cargo de CSIO (Chief Strategy & Innovation Officer). Sinatura atuará para que o hub de inovação siga em direção à expansão de serviços e produtos focados em XD (Experience Design) e esteja à frente na conexão entre a agência ao mercado de inovações brasileiro, que envolve startups, universidades, aceleradoras, grandes empresas e fundos de investimento. Além disso, a liderança da iDx também contará com a experiência de Rodrigo Carvalho, Diretor de Inovação da iD\, que participou ativamente da concepção do laboratório. Na nova unidade, o profissional será responsável por encabeçar os projetos, aplicar metodologias e ferramentas e buscar especialistas e parceiros para viabilizar as entregas. “Com o passar dos anos as agências têm sido levadas para a ponta final do processo de inovação, participando somente do momento de comunicar e escalar um novo produto ou serviço. Acontece que somos uma rede com muita expertise em mapeamento de comportamento, criatividade e tecnologia, e temos certeza de que esses elementos são fundamentais para o desenvolvimento de novos produtos, novas experiências e novas fontes de receita para os clientes. Por isso, o nosso laboratório nasce com metodologia, ferramentas e talentos especializados na atuação nos estágios iniciais do processo de inovação”, afirma Marco Sinatura, Chief Strategy & Innovation Officer da iD\TBWA. Nesse contexto, a iDx já nasce com importantes iniciativas no portfólio. Em sua fase experimental concebeu e implementou projetos de grande impacto, como a Claro Live Store, uma loja virtual e ao vivo, que permite aos espectadores conhecerem e comprarem smartphones, acessórios e planos móveis e residenciais em diversos canais, além de tirar dúvidas em tempo real; o Check-Up Trans do Labi Exames, que consistiu na criação de um pacote de análises clínicas elaborado especialmente para quem fez ou está fazendo a transição de gênero; e a plataforma de experiência digital de colecionáveis para Panini, em piloto com o Clube Atlético-MG, que funciona através do escaneamento e reconhecimento visual das figurinhas físicas dos álbuns, promovendo a integração entre mundo off e on-line a fãs de futebol e colecionadores. Com uma estrutura independente e que começa totalmente adaptada para atuar remotamente, a iDx já conta com um time especializado em estratégia, tecnologia, gestão ágil e design, pronta para desenvolver soluções tanto para a carteira de clientes da agência quanto para marcas com demandas específicas.