Quanto mais usamos a inteligência artificial generativa, mais percebemos o quanto nossas referências e vivências pessoais influenciam na forma como organizamos nossa ideia criativa. A Canon, multinacional de orígem japonesa e com mais de 90 anos, acredita na tecnologia como conector do espírito empreendedor e do olhar humano.
Com base no conceito “Sem o click, não existe o prompt”, a nova campanha publicitária da Canon do Brasil mostra que a tecnologia, principalmente a inteligência artificial generativa, é uma das nossas aliadas, mas que o toque humano continuará sendo essencial.
“Sabemos que ferramentas de inteligência artificial são uma realidade e não podemos apenas tratá-las como uma ameaça, precisamos entender que até elas tem suas limitações. Aí que entram as peças que jamais serão substituídas: o olhar e a sensibilidade humana,” comenta Leonardo Silva, Ecomm e Digital MKT da Canon do Brasil.
Criada pela agência Dentsu Creative, a campanha abre mão de retratos comumente usados em campanhas publicitárias e exalta artistas que vão além do óbvio. Os escolhidos foram Benjamin Abrahão Botto, Tina Modotti, e Lewis Wickes Hine, cujas obras permeiam o repertório dos amantes da fotografia e celebram a autenticidade do olhar humano.
“As IAs generativas são ferramentas incríveis, com um potencial imenso e ainda pouco explorado. Negar ou resistir a elas é o mesmo que negar o avanço da tecnologia. Nossa campanha segue o caminho oposto: utiliza a inteligência artificial para destacar e valorizar o poder do olhar humano na fotografia”, comenta Pedro Reis, ECD da Dentsu Creative.
O esforço integra as plataformas digitais de Canon com 3 filmes, conteúdos de social e uma série de prints que convidam o público a também homenagear um diferencial que nenhuma I.A consegue superar, mostrando que só a partir do olhar é possível criar. Afinal, é ele quem muda tudo.
A campanha marca o início do aquecimento para a Black Friday. A ideia é mirar diretamente os profissionais e apaixonados por fotografia, destacando um aspecto que a Inteligência Artificial não pode substituir: o olhar dos fotógrafos.
Ficha Técnica: O Olhar Muda Tudo
Anunciante: Canon do Brasil Indústria e Comércio Ltda.
Campanha: O Olhar Muda Tudo
Agência: Dentsu Creative
Chief Creative Officer: Ricardo Dolla
Ecd & Head of Art: Pedro Reis
Criação: Mateus Martins, Thay Tanure, Pedro Salviano e Marcelo Coli
Produção: Juliana D’antino e Patrícia Oliveira
Negócios: Denis Vedan
Conteúdo: Viviane Frohlich, Gabriella Cunha e Natalia Chisti
Mídia: Edgard Tavares, Fernando Garcia
Produtora de imagem: Take2
Produtora de som: Blend Audio
Aprovado por: Leonardo Silva