DDB Colômbia é eleita Agência do Ano pela revista especializada P&M. A principal publicação de publicidade e marketing da Colômbia, através do seu conselho editorial, elegeu a nova DDB Colômbia como melhor agência do ano de 2017. Segundo Carlos Vega, Diretor Geral da P & M.
“Em um ambiente econômico complicado e no meio de uma sucessão de circunstâncias incontroláveis, alheias às agências, os resultados da nova DDB a destacaram em relação às outras agências na eficácia, criatividade, integridade, liderança e cultura organizacional, com um padrão de alta qualidade”.
No final de 2015 uma nova equipe de gestão chegou à DDB Colômbia com o objetivo de transformar a filial colombiana em uma potência regional e global, além de ser uma excelente agência local. O primeiro passo para alcançar este objetivo foi repatriar o multipremiado Leo Macias, diretor de criação colombiano que construiu uma carreira de sucesso no Brasil, onde conquistou centenas de prêmios por seus trabalhos nas várias agencias por onde passou.
Com a chegada de Leo Macias como CCO da DDB Colômbia, foram realizadas mudanças significativas na estrutura, que apresentaram resultados positivos rapidamente. Borja De La Plaza – que foi COO de DDB para toda a região e trabalhou em conjunto com Juan Carlos Ortiz, presidente e CEO da DDB Latina, na sede regional de Miami – chegou à Colômbia um ano depois da chegada de Leo Macias para assumir o cargo de CEO no país. Também entraram para o time: Jorge Becerra, responsáve por estratégia; Joanna Safi, na área de processamento de dados e inovação tecnológica; e Paola Vasquez, para o comando do escritório de Medellín (cidade onde a DDB nasceu na Colômbia). Com essas mudanças a agência se transformou em todos os níveis, alcançando um crescimento histórico em resultado de pesquisa sobre a satisfação dos funcionários.
“O talento é a coisa mais importante em nosso negócio. Se você tiver pessoas talentosas e felizes, o produto será bom e, como conseqüência, os resultados chegarão. Há um ano nos concentramos em recrutar melhor, organizando melhor e cuidando melhor das pessoas. Tenho muita honra em receber esse reconhecimento como Agência do Ano, mas me sinto ainda mais feliz ao ver a alegria e a emoção da nossa equipe quando compartilhamos a noticia. Eles viram que todo o esforço que eles fizeram valeu à pena”, comenta Borja de la Plaza.
A agência teve um desempenho histórico na conquista de novos clientes. O ano de 2017 começou com o BBVA, que era o pilar transformador da agência, confiando à nova DDB não só a gestão da publicidade, mas também as vendas e o conteúdo digital. “O impacto do BBVA em nosso modelo foi decisivo porque nos permitiu implementar tudo o que queríamos fazer, tanto no operacional quanto no criativo. Dentro deste projeto lançamos a campanha “Uga Uga”, quebrando todos os códigos da categoria e alcançando resultados nunca antes vistos pelo banco na Colômbia “, diz De la Plaza.
A lista, iniciada pelo BBVA, continuou com a conquista da conta global da Avianca, e também de EPM, Protección e Fontur, entre 15 novos clientes. No final deste ano a DDB Colômbia ainda foi escolhida pela Claro, principal empresa de telecomunicações e um dos maiores anunciantes do país.
“Os últimos 20 meses têm sido de aceleração e transformação. O trabalho da DDB Colombia é hoje referência no pais, não só em festivais como também para os clientes. Campanhas como “Uga Uga”, para BBVA; “Uuuuuiiii”, para Poker (AB inBev); e “Gracias”, para Avianca, são as colombianas mais comentadas e com resultados importantes de comunicação e vendas”, diz o Chief Creative Officer Leo Macias, que chegou à Colômbia vindo da DDB Brasil com a missão de elevar a qualidade do produto criativo para disputar entre os players mundiais.
“Nossos clientes são a nossa razão de existir. Na DDB respiramos, sonhamos, comemos, rimos, choramos e vivemos por eles. Este reconhecimento da P & M como Agência do Ano pertence à todos e a cada um deles. Nós somos e seremos eternamente gratos pela confiança, profissionalismo e carinho que vem deles”, fecha De la Plaza.