O curso de capacitação e desenvolvimento de criativas Entre, idealizado pela agência Publicis, chega à sua terceira edição em 2020 com adesão em peso do mercado publicitário. Além das aulas remotas (devido à pandemia) com profissionais da agência e de instituições parceiras, o Entre conta agora com um programa de mentoria que tem a participação de profissionais de quatro agências do Publicis Groupe: Leo Burnett Tailor Made, One, Talent Marcel e da própria Publicis.
Cada mentor ficará responsável por compartilhar conhecimento e oferecer aconselhamento profissional a uma das 34 alunas do programa durante toda a sua jornada. Neste ano, pela primeira vez, apenas estudantes negras foram selecionadas para participar do Entre.
Desde a sua primeira edição, o Entre tem apoio institucional da ONU Mulheres. As organizações que dão apoio técnico ao curso em 2020 são Adobe, Facebook, Clube de Criação e as produtoras Sentimental Filmes e AudioBoutique. Assim como os profissionais da Publicis que lecionam gratuitamente no curso, essas instituições também oferecem aulas e compartilham conhecimento de forma voluntária em prol da capacitação das participantes do programa.
Segundo Renata Garrido, diretora de Recursos Humanos da Publicis e pessoa à frente do novo programa de mentoria, o Entre sempre foi pensado para ser do mercado e não só da Publicis. Por isso, a abertura para outros parceiros e novas formas de atuação é muito natural. “O papel dos mentores é o de impulsionar as jovens através das vivências que tiveram em suas carreiras e, acima de tudo, entender que esta é a jornada delas e ajudá-las nessa trajetória. Nosso objetivo é que os mentores caminhem lado a lado com as estudantes, indicando caminhos e oportunidades e contribuindo para que elas se sintam seguras de que podem chegar aonde bem entenderem. Um mentor nunca deixa de ser mentor, é uma relação criada que você leva para a vida inteira. Ficamos extremamente felizes em perceber a forte adesão que tivemos entre profissionais de outras agências do Publicis Groupe. Isso mostra que o comprometimento com as causas da inclusão racial e de gênero é de todos”, comenta.
CRONOGRAMA ENTRE 2020
1º de agosto – Início das aulas – Processo criativo com Domênico Massareto, CCO da Publicis;
15 de agosto – Processo criativo com Domênico Massareto, CCO da Publicis;
29 de agosto – Direção de arte com DC Marie Julie;
12 de setembro –Redação com DC Luís Felipe Figueiredo;
26 de setembro– Empoderamento feminino ONU Mulheres e conteúdo com supervisora de conteúdo Gabi Moura;
3 de outubro– Photoshop com Ana Laura Gomes da Adobe;
17 de outubro – Programação com a Ana Laura Gomes da Adobe;
24 de outubro – Aula de Produção de Áudio com Lourenço Rolon da Áudioboutique e produção de vídeo com time Sentimental Filmes;
7 de novembro – Como montar uma pasta – Aula Clube de Criação;
14 de novembro – Aula: o lado do cliente;
21 de novembro – Aula Time Facebook;
28 de novembro – Encerramento com CEO da Publicis, Edu Lorenzi, e CCO, Domênico Massareto;