CP+B cria estratégia de comunicação para linha de mini retornáveis da Ambev

Com o objetivo de estimular o acesso do consumidor a produtos ecologicamente mais viáveis e com custo de 20-30% menor, a Ambev lança uma nova linha de garrafas retornáveis.

“Conseguir levar produtos com embalagens mais sustentáveis e com preço mais acessível é uma das apostas da companhia. Em 2014, a participação das garrafas de vidro retornáveis no volume vendido pela Ambev para as redes de varejo era inferior a 10%. Em 2015, a cervejaria elevou esse percentual para 14,4%. Já este ano, há alguns pontos de venda em que esse volume chega a 30%”, conta Felipe Cerchiari, diretor de marketing regional da Ambev.

Para comunicar a novidade, a CP+B Brasil focou nas garrafas retornáveis de 300ml de Skol, Brahma e Antarctica recém-lançadas pela cervejaria. A agência criou o conceito “Tudo que é bom retorna”, com o qual elaborou diversas formas de provocar a mudança de comportamento do consumidor. A própria criação do nome “mini retornáveis” aliada ao novo design das garrafinhas com uma nova identidade visual impressa em alto relevo foi uma estratégia da CP+B para modernizar o produto com um toque retrô. “Mais do que um conceito ou uma campanha, criamos uma solução de negócios integrada para o cliente que está presente em todos os pontos de contato com o público alvo, inclusive no  ponto de venda. Com a previsão de adesão de outras marcas da companhia no futuro, conseguimos chegar em uma linguagem conceitual e visual capaz de conversar com o público de todas as marcas da Ambev e que estimula o ato da troca” diz Marcelo Rizério, diretor de criação da CP+B Brasil.

Além disso, para facilitar a vida das pessoas que muitas vezes têm interesse em consumir garrafas retornáveis, mas desistem por não saberem onde podem fazer a troca, a agência desenvolveu o site www.miniretornaveis.com.br que oferece ao público o serviço de geolocalização dos postos de troca. “Fizemos tudo isso sempre nos apoiando em três pilares: sustentabilidade, já que garrafas retornáveis significam menos produção de embalagens e o reaproveitamento do vidro; sabor, com o autêntico gosto da cerveja de garrafa; e economia, porque ao trocar uma garrafa vazia por uma cheia, o consumidor paga apenas o líquido”, conta diz Renata Wirthmann, diretora de atendimento da CP+B Brasil.

Como parte da comunicação a agência criou um filme que traz figuras do passado que retornaram para trocar suas garrafinhas, como uma personagem de um clipe dos anos 1980, um aventureiro que voltou de uma expedição e um astronauta. A campanha envolve ainda a criação de uma fanpage: www.facebook.com/miniretornaveis/?fref=ts.

Ficha Técnica:
Título: RETORNARAM PARA RETORNAR
Duração: 30”
Agência: CP+B – CRISPIN PORTER &BOGUSKY BRASIL PUBLICIDADE LTDA
Cliente: AMBEV SA.
Produto: Skol, Brahma e Antarctica 300ml Retornável
CCO: André Kassu e Marcos Medeiros
Diretor de Criação: Marcelo Rizério
Criação: Hiroito Takahashi, Thiago Ehlke, Robson Mattei e Leonardo Milani
RTVC: Renata Sayão e Fabíola Camilo
Planejamento: Caio Del Manto e Julia Prais
Atendimento: Renata Wirthmann e Malu Godoi
Mídia: Tiago Santos, Edson Melo, Rafael Takeshita, Fabiana Melo e Gabriela Pompiani
Projetos: Denise Kotsubo
Produtora Filme: Sentimental Filme
Diretor: Amnésia
Diretor de Fotografia: Rodolfo Ancona Lopes
Montagem: Amnésia
Finalização: Sentimental Filme
Produtora de Som: Punch Audio
Atendimento Produtora: Lili D. Aragoni
Maestro: Cristiano Pinheiro
Locutor: Pedro Giomi
Produção: Cristiano Pinheiro
Produtora Site: Pivot
Aprovação cliente: Felipe Cerchiari, Bruno Ferrer