O mundo está cada vez mais tecnológico, é fato que na atualidade o uso das ferramentas digitais pode ser essenciais para tarefas dentro do ambiente de trabalho. Essa facilidade que a tecnologia proporciona para a indústria no geral pode nos poupar tempo, ampliar a produção de demanda e propagar um número maior de informações dependendo da atividade. De acordo com uma pesquisa da Hibou – empresa de pesquisa e insights de mercado e consumo, a IA impacta no dia a dia de 54% da população brasileira.
Diante disso, a indústria busca facilitar e melhorar o seu tempo e, para isso, são aplicadas algumas ferramentas, entre elas está o Chat GPT (Generative Pre-Trained Transformer) – um site de inteligência artificial que utiliza redes neurais para interpretar perguntas e anexos enviados a ele. O programa é capaz de fornecer respostas precisas e personalizadas, inclusive, possui a capacidade de compreender um diálogo, isso tudo a partir de fontes na internet.
“A.I. Artificial Intelligence simula algumas capacidades da inteligência humana, como tomada de decisão, execução de tarefas, e resolução de problemas, por meio de softwares. Mas a principal questão que devemos considerar é: como fazemos o bom uso dessas ferramentas, estamos utilizando-as de uma forma realmente produtiva? O Chat GPT não é a primeira IA disponível no mercado, aqui na Ogilvy já fazíamos o uso de outras plataformas muito mais eficazes, como por exemplo: ShortlyAI, Midjourney, Dall-e-2 entre outras”. Destaca Viviane Sbrana – Chef de Data Officer na Ogilvy Brasil.
O Chat GPT representa uma grande inovação no campo da IA pela facilidade de uso que a plataforma oferece, diferente de outras que precisam de um tempo de estudo ou uma certa habilidade para a utilização. Isso explica a popularidade dele e o porquê de as pessoas estarem atentas ao que ele entrega. O chat GPT possui sim um potencial que transforma a forma como as pessoas se comunicam com os sistemas digitais, mas ele não substitui. “É importante ter em mente que o Chat GPT ainda está em fase de desenvolvimento, por isso, pode apresentar respostas incompletas. Sendo assim, a indústria deve entender que existem limitações, ainda. Muita informação que a plataforma oferece precisa e deve ser checada, até porque alguns dos dados que o Chat oferece ou estão incorretos ou levam estereótipos que já foram quebrados. Então, a plataforma é útil, mas não descarta e nem substitui a necessidade do cérebro humano”. ressalta Pietro Queiroz – Especialista em Data Research na Ogilvy Brasil.
Outros pilares na Inteligência Artificial muito além do Chat GPT:
Há algumas vertentes necessárias para desenvolver e entender os benefícios que as plataformas de IA oferecem, e nesse caso, não apenas o Chat GPT. Viviane Sbrana, Chef de Data na Ogilvy Brasil listou algumas, “Na Ogilvy procuramos nos aprofundar em cada ferramenta, assim conseguimos utilizá-las de forma correta para cada área. Não é apenas sobre usar, mas sim como conseguir extrair o melhor conteúdo que a plataforma pode oferecer e direcionarmos cada uma para a devida demanda”, destaca a profissional.
Para entender mais:
- Processamento de Linguagem Natural (PLN): É uma área da Inteligência Artificial que se concentra em compreender e gerar linguagem humana, incluindo reconhecimento de voz, chatbots, análise de sentimentos e tradução automática.
- Visão Computacional: é uma área da Inteligência Artificial que lida com o processamento de imagens e vídeos, incluindo reconhecimento de objetos, detecção de rostos, rastreamento de movimento e análise de imagens médicas.
- Aprendizado de Máquina ( Machine Learning): é uma técnica de Inteligência Artificial que permite aos computadores aprender e melhorar a partir de dados, incluindo redes neurais, árvores de decisão e algoritmos de clustering.
- Reconhecimento de Voz e Imagem: é uma aplicação de Inteligência Artificial que permite que os computadores reconheçam e classifiquem vozes e imagens, incluindo reconhecimento facial e de impressões digitais.