Conscientizar o consumidor a respeito da importância do segmento do pequeno varejo para a economia; estimular a valorização de produtos fabricados no Brasil e celebrar o comércio de bairro. Esses são os objetivos por trás do mote da campanha do movimento #CompredoBairro, que estreia nacionalmente e conta com criação da 35.
Entre as peças da campanha, estão filme de 30” para TV aberta e fechada, mídia exterior e digital, e spots de rádio. O filme apresenta o manifesto do movimento #CompredoBairro e foi inteiramente produzido, dirigido, animado e finalizado de maneira remota, em respeito às recomendações das autoridades sanitárias e de saúde pelo isolamento social. Os personagens filmaram a si próprios, de dentro de suas casas, dirigidos à distância por Cláudio Cinelli, da Brigitte Filmes.
O movimento #CompredoBairro é uma iniciativa de ação socioeconômica com vistas à profissionalização e capacitação de micros e pequenos empreendedores, por meio de cursos e conteúdo gratuitos e on-line, disponibilizados na plataforma www.movimentocompredobairro.com.br. Todo o conteúdo foi selecionado e disponibilizado por meio de curadoria do Sebrae, da Endeavor e da consultoria LHH, parceiros da iniciativa, que é liderada pelos executivos Guilherme Weege (CEO do Grupo Malwee), Fred Trajano (CEO do Magazine Luiza), Artur Grynbaum (CEO do Grupo Boticário), Jean Jereissati Neto (CEO da Ambev), Marcel Szajubok (CEO da Embelleze), André Street (Cofundador da Stone), Alcione Albanesi (FLC e Instituição Amigos do Bem) e Ana Fontes (Rede Mulher Empreendedora). As empresas em questão não fazem parte da iniciativa, que é projeto pessoal das lideranças envolvidas.
Um segundo objetivo do movimento #CompredoBairro é chamar a atenção da população com relação à importância de consumir produtos nacionais, especialmente dos pequenos comércios de bairro.
O filme conta com locução de Astério Segundo, fundador da 35. O publicitário gravou o texto guia, que se espalhou entre os embaixadores do movimento e passou a ser a voz oficial da campanha.
“O Compre do Bairro é um movimento de grandes lideranças para desenvolver o pequeno negócio. Iniciativas como essa são essenciais para o Brasil nesse momento. É uma honra fazer parte desse time, ajudando a dar forma a esse projeto e contribuindo para o seu lançamento”, comenta Segundo.
E complementa: “nossa campanha foi pensada e executada de maneira 100% remota. Esse cuidado com as pessoas é um traço relevante de nossa cultura e está presente no DNA da 35”.
Potência do pequeno varejo
Segundo dados oficiais do Sebrae (2019), 6,3 milhões de pequenos negócios compõem o pequeno varejo brasileiro, setor responsável pelo sustento direto de cerca de 13 milhões de pessoas no Brasil. Ainda de acordo com a entidade, estima-se que o segmento seja fonte de renda para quase 43 milhões de brasileiros no total.
Para Guilherme Weege, CEO do Grupo Malwee e um dos embaixadores do movimento #CompredoBairro, esses números oficiais retratam “a importância socioeconômica e a força do pequeno varejo nacional”, setor que deve ser um dos mais afetados pela crise econômica agravada pela pandemia de Covid-19.
“Somos lideranças brasileiras reunidas em torno de uma só causa: ajudar o pequeno varejista brasileiro a se profissionalizar e, assim, se tornar mais competitivo diante deste cenário econômico complexo e adverso que estamos vivenciando. Conhecemos, de maneira bastante próxima, as dores, as angústias e as incertezas que rondam esses comerciantes e sabemos que a falta de capacitação técnica especializada é uma questão que se impõe urgente para esse segmento, sobretudo neste momento”, afirma Weege.
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