domingo, dezembro 22, 2024
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CO:Brasil chega ao País com o exclusivo conceito de storydoing

Os empresários Átila Francucci e Paulo Guerchfeld, grandes nomes da publicidade no Brasil e com importantes prêmios no currículo, trazem para o mercado nacional a CO:Brasil, primeiro escritório da americana CO:collective fora dos Estados Unidos. Fundada por Ty Montague, um dos criativos de maior reputação naquele país e autor do livro True Story, a companhia é focada em estratégia e inovação aplicada ao desenvolvimento de negócios e apresenta um composto de marketing baseado no conceito storydoing, que, diferentemente do storytelling, busca a verdade dos clientes, o chamado quest. Esse diferencial é conquistado por meio de uma imersão profunda e detalhada nos propósitos de cada companhia, analisando seus produtos ou serviços para, a partir de então, desenvolver a melhor estratégia de comunicação.

“Hoje as empresas estão preocupadas em como montar seu storytelling, ou seja, uma história criada para se destacar no mercado. O que a CO:Brasil propõe não é contar uma história, mas, sim, basear-se no propósito e nos fatos (chamado de quest, segundo a metodologia CO:) de cada cliente, para apresentar seu diferencial real no segmento”, explica Paulo Guerchfeld, sócio da CO:Brasil e premiado com o American Marketing Efectiveness Award, em, e ex-professor de Planejamento da Miami Ad School e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Com essa metodologia, é criado um novo segmento no Brasil, o qual ocupa um espaço entre as consultorias de negócios e os fornecedores de comunicação já existentes no mercado. O foco é separar a story (história), do doing (fazer), apresentando um novo conceito de marketing.

A metodologia da CO:Brasil estabelece um detalhado roteiro de trabalho, que engloba um grupo multidisciplinar de profissionais de estratégia em marketing, pesquisa, design, criatividade, inovação, tecnologia, entre outros, para identificar o real propósito da empresa (quest). Com isso, são sugeridas inovações sob a forma de experiências, processos, serviços ou produtos, conforme a necessidade. A alternativa já é um sucesso concretizado nos Estados Unidos e vem conquistando cada vez mais espaço nas áreas de comunicação, serviços, gestão e marketing em todo mundo. Um dos diferenciais da CO:Brasil é trabalhar de forma colaborativa, como sugere o nome CO:. Dessa forma, é criado um grupo de co:religionários, ou seja, parceiros que entram em cada projeto de acordo com suas necessidades. “Após a primeira fase dos trabalhos, que vão definir o quest do cliente, a CO: Brasil pode indicar os fornecedores mais adequados para desenvolver as ações planejadas, resultados de um trabalho profundo, que dura até 20 semanas. Nosso job não inclui uma porcentagem de gerenciamento e administração dos indicados, mas se o cliente optar por essa gestão isso será negociado como fee mensal para o trabalho.”, diz Guerchfeld.

“Em vez de construir uma ‘história contada’, nosso objetivo é comunicar, por meio da ‘história feita’, aquilo que é real e a alma de cada cliente, com seus valores e missões. Hoje, o consumidor não aceita mais as ‘versões contadas’ pelas empresas. Eles querem saber a verdade de cada companhia, que, muitas vezes, está no próprio produto ou serviço oferecido. É isso que fazemos por nossos clientes: uma imersão profunda nas crenças e nos desafios de cada um, para comunicar de forma real ao mercado”, afirma Átila Francucci, que acumula em seu currículo 16 Leões no Festival de Cannes e troféu de melhor profissional de criação do ano no Prêmio Caboré.

A CO:collective foi fundada por Ty Montague, um dos criativos de maior reputação nos Estados Unidos, que trabalhou e dirigiu agências de relevância internacional, como Wieden+Kennedy e BBH. Quando a CO: surgiu, em 2009, os EUA enfrentavam uma das maiores crises econômicas de sua história. “Não é por acaso que vimos que o momento atual do País é uma grande oportunidade para a CO:Brasil nascer, pois os momentos de crise são os que remetem à reflexão e à reavaliação de tudo, desde o portfólio de produtos ao orçamento de marketing, assim como é a nossa proposta”, reforça Francucci.

Entre os 15 colaboradores da CO:Brasil, alguns foram enviados a Nova York, sede da CO: internacional, a fim de ser treinados pelos profissionais locais e conhecer casos de sucesso já consolidados de grandes marcas, como YouTube, Google, Timberland, Infiniti (Nissan Group), Museum of Modern Art (MoMA), Coca-Cola e Microsoft.

Os sócios da empresa esperam concluir 2015 com seis projetos finalizados e expandir os negócios para todo o Brasil, bem como para o mercado latino-americano.

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