Com a campanha Olhe Mais de Perto, assinada pela SOKO/Droga5 SP, a organização reforça dado alarmante: 85% dos casos são cometidos por conhecidos; a maioria, dentro de casa
Aparentemente é só uma casinha inocente com traços infantis desenhada por uma criança. Mas, quem se aproxima e olha mais de perto se depara, na portinha dessa ilustração, com um dado alarmante: 85% dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes são cometidos por conhecidos; 65% destes casos, dentro de casa.
É por meio dessa convocação, “Olhe Mais de Perto”, que a Childhood Brasil lança sua campanha para conscientização da população, pais e responsáveis sobre este e outros dados alarmantes do país. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a cada hora, 8 crianças ou adolescentes são vítimas de violência sexual no Brasil, mas apenas 8,5% dos casos chegam ao sistema policial.
De cada 10 vítimas de violência sexual, 8 têm menos de 17 anos – ou seja, do total de estupros no país, 77,6% dos casos incidem sobre crianças e adolescentes. Os dados também mostram que 88% das vítimas de violência sexual são meninas, com 51,9% delas sendo negras, 47,1% brancas, 0,5% indígenas e 0,4% amarelas. Essa interseção entre violência sexual, raça e o ambiente familiar exige atenção redobrada por parte da sociedade.
“Acreditamos que enfrentar e prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes exige tornar visível o que é invisível e transformar essa luta em uma causa de todos. O silêncio perpetua o ciclo de violência, protegendo apenas o agressor. Falar sobre abuso sexual é mexer em uma ferida aberta da nossa sociedade, especialmente porque essa violência ocorre justamente em espaços que deveriam ser de proteção e cuidado”, comenta Laís Peretto, Diretora Executiva da Childhood Brasil.
Mais do que ilustrações Idealizada pela SOKO/Droga5 São Paulo, “Olhe Mais de Perto” conta com uma série de ilustrações com características infantis para chamar a atenção do espectador e promover maior conscientização de toda a população para a importância de perceber, escutar e acreditar na criança e adolescente que está perto de você. As diversas formas de violência contra vulneráveis não se manifestam apenas em indícios físicos, mas também em sinais emocionais e comportamentais.
As mensagens em texto escondidas nestas ilustrações provocam uma reflexão, reforçando a importância da atenção aos detalhes e comportamentos que não podem passar despercebidos dentro de casa, e de que um olhar atento pode salvar uma criança. “A escolha dos desenhos para a campanha foi feita por dois motivos: Primeiro, porque o desenho é uma das formas que as crianças podem expressar o que estão vivendo em casos de abuso.
Segundo, porque esse tema é difícil de digerir, e precisávamos de um ‘cavalo de Troia’ — algo que chamasse a atenção, fosse sensível e infantil, especialmente no mês das crianças, para então convidar as pessoas a olharem mais de perto para o assunto e descobrirem o que realmente pode estar acontecendo dentro de uma casa”, explica Isabela Marangoni, Diretora Criativa da Soko/Droga5.
“Nosso objetivo foi criar uma campanha impactante, com um viés propositivo, que inspire um senso de responsabilidade coletiva para construirmos um ambiente seguro e protegido, onde cada criança e adolescente possa crescer livre de violência. Queremos que a mensagem ressoe profundamente, rompendo o silêncio sobre a violência sexual dentro de casa e despertando a consciência de todos para essa realidade. Proteger crianças e adolescentes é cuidar do futuro no presente”, afirma Raquel de Paula Oliveira, Gerente de Comunicação e Marketing da Childhood Brasil.
A comunicação tem início na primeira quinzena de outubro, quando será lançada uma série de peças de conscientização que serão veiculadas em cinemas, redes sociais, TV, mídias OOH, shopping centers, aeroportos, estações de metrô e trem; além de contar com ações de influência digital, amplificando ainda mais o debate. Na sequência, um filme vai ao ar, em 12 de outubro, Dia das Crianças.
Nos formatos de 60’’ e 30’’, o material ainda destaca alguns dos possíveis sintomas de um abuso. Entre os apoiadores que viabilizaram a campanha estão: Aceleraí, Canal Futura, CCR Aeroportos, CCR Mobilidades, CCR Rodovias, Cinemark, Cinépolis, Eletromidia, Globo, Instituto CCR, JCDecaux Brasil, Rede Iguatemi, SBT e SYN.
25 anos de proteção à infância Celebrando seus 25 anos de atuação, a Childhood Brasil é uma das principais articuladoras na proteção de crianças e adolescentes, tendo atuado diretamente na elaboração e mobilização para aprovação da Lei 13.431/2017, considerada um dos maiores avanços na proteção da infância e adolescência no Brasil depois da criação do ECA, em 1990. Mais conhecida como Lei da Escuta Protegida, a norma estabeleceu novos parâmetros para a escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, em especial a violência sexual.
Nas duas últimas décadas, a atuação da organização tem se baseado em um compromisso intersetorial, que engaja, integra e articula órgãos do setor público, organizações do setor privado e a sociedade civil. Essa trajetória também inclui o pioneirismo em diversas ações, como a participação do projeto de denúncias 0800 em 2005 que deu origem ao Disque 100; o Programa Na Mão Certa lançado em 2006, considerado o maior programa do Brasil contra a exploração sexual de crianças e adolescentes que conta com mais de 300 empresas e 60 entidades empresariais ativas com sedes distribuídas em 16 estados brasileiros com operações de alcance nacional, a parceria com o Canal Futura e Unicef no projeto Crescer sem Violência; participação do da End Violence Against Children, da ONU, entre outros.