domingo, dezembro 22, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAgênciasCampanha da Apple traz história de lutadores de Lucha Libre

Campanha da Apple traz história de lutadores de Lucha Libre

A Apple está lançando sua primeira campanha filmada inteiramente com iPhone para o México, com apoio e direção criativa do Hub do TBWA\Media Arts Lab LATAM, revivendo um gênero de cinema adorado pelos mexicanos: a luta livre, ou Lucha Libre.  Em uma história sobre honra, redenção e o espírito indomável dos lutadores mexicanos, o filme, um curta metragem de 13 minutos, presta homenagem à cultura do México, ao mesmo tempo que demonstra a durabilidade, a praticidade e o potencial cinematográfico do iPhone 14 Pro.

Declarada patrimônio cultural mexicano, a Lucha Libre possui uma história rica que data de mais de um século, com 2023 marcando o 90º aniversário da primeira luta, oficialmente promovida em 1933. O personagem principal do filme, Huracán Ramírez, foi o primeiro lutador criado exclusivamente para um filme em 1952 e, depois, tornou-se uma estrela da Lucha Libre fora das telas. Desde então, diversos lutadores mascarados já carregaram o nome de Huracán, mantendo seu legado vivo.

Para homenagear essa tradição, tendo como palco a vibrante Cidade do México e combinando cenas cheias de ação e de luta com locações variadas e inesperadas, a Apple lança campanha focada no mercado mexicano da série “Shot on iPhone”, com peças que colocam o iPhone e sua capacidade cinematográfica à prova: desde registrar crianças correndo com a ajuda da estabilização do modo Ação, passando por ajustar o foco usando o modo Cinema – quando o chefe de polícia entrega a lendária máscara de volta para Huracán, até a filmar com toda a qualidade dentro de uma caverna tenebrosa com baixa luminosidade.

“Estamos muito felizes com o lançamento da maior campanha da Apple no México. E ainda mais felizes da campanha ser uma grande celebração da cultura local, da criatividade e do craft”, comenta Pedro Prado, ECD do TBWA\Media Arts Lab.

Na principal peça da campanha, filme intitulado “Huracán Ramírez vs. La Piñata Enchilada” (Enchilada: giria mexicana derivada de pimenta chili, significando enfurecida, raivosa), um lutador aposentado se vê obrigado a vestir a máscara mais uma vez e combater uma terrível ameaça que aterroriza o país.

“Você pega a câmera e já parece uma steadycam. Não precisa se preocupar com o terreno”, Los Pérez (Tania Verduzco e Adrián Pérez), dupla formada pelos diretores e roteiristas Tania Verduzco e Adrián Pérez, responsáveis pela produção da peça

“Filmo com o iPhone há anos e acho que é uma ferramenta muito prática”, completa Alexis Zabé, diretor de fotografia.

Parte de uma campanha integrada com pôsteres e premiers em cinemas selecionados, o filme é promovido no digital, na TV e em OOHs, com um OOH específico durante a campanha mostrando alguns dos lutadores mais famosos do México aplicando seus melhores golpes, além de peças interativas. Também é possível conferir o processo de produção do filme em um vídeo de making of (confira aqui) narrado por uma das vozes mais reconhecidas e influentes da história da Lucha Libre, Leo Magadán.

Confira o vídeo:

FICHA TÉCNICA

Title: La Pinhata Enchilada

Agency: TBWA\Media Arts Lab LATAM

Production company: The Lift 

Director: LOS PÉREZ 

Music:  

  • Kenny y Los Eléctricos 
  • Nortec Collective 
  • Revueltas by Xalapa Symphony Orchestra 

 

Artigos relacionados

Novidades