Bonafont estreia nova campanha criada pela monkey-land. Para anunciar o lançamento da “Garrafa Manifesto”, a primeira sem rótulo, 100% feita de PET reciclado dos galões da marca, o estúdio criativo liderado por Leonardo Claret, Ricardo Forli, Saulo Sanchez e Toni Fernandes desenvolveu uma campanha cujo intuito é mudar a forma como as marcas falam sobre sustentabilidade.
“Sabemos que sustentabilidade é um tema cada vez mais relevante. Cerca de 88% das pessoas acreditam que o cuidado com o meio ambiente é uma das maiores preocupações atuais, porém apenas 47% delas consideram que têm atitudes sustentáveis no dia a dia. Esse cenário contraditório deixa claro que existe dificuldade e esforço para mudar hábitos, por isso não basta trabalharmos para cumprir nossos compromissos com a sustentabilidade, precisamos fazê-lo de forma criativa, appealing e descomplicada. Assim nasce a garrafa 100% reciclada e sem rótulo de Bonafont que, além de circular, é linda e atrativa, mostrando que sustentabilidade não precisa ser chato e difícil de pôr em prática. E queríamos que a campanha fosse tão leve e descontraída quanto o nosso produto. Nossa missão é aproximar as pessoas desse tema, porque o consumidor é fundamental nessa transformação”, explica Erica Migales, Diretora de Marketing da Bonafont sobre o briefing passado para a monkey-land.
Com uma linguagem leve e engajadora, as ações visam estimular e encorajar consumidores e outras marcas a se comprometer com o futuro do planeta.
“O resultado foi uma comunicação tão linda e leve quanto a garrafa que a gente lançou. Nosso jeito de fazer as coisas não é só ser 100% sustentável, mas também é um jeito leve, um jeito diferente! Nossa missão é aproximar as pessoas desse tema, porque o consumidor é fundamental nessa transformação e ele precisa estar engajado com o assunto”, finaliza Erica.
“Ser sustentável é mais do que um forte compromisso, é um estilo de vida que empresas e pessoas adotam para ajudar o planeta a cada dia. Leve Style é como batizamos esse movimento de Bonafont, em que procuramos estabelecer uma linha de comunicação leve e divertida, sem tabus”, explica Saulo Sanchez, cofundador da monkey-land.
Entre as ações desenvolvidas estão um clipe em animação produzido pela Acaca Studio e trilha da Satélite Áudio, uma série de peças de social media e um time de influenciadores que buscam incentivar o cuidado e a preocupação com o meio ambiente, além de reafirmar o compromisso sustentável da marca, que se baseia em três pilares:
Recolher e reciclar 100% do volume de plástico equivalente ao que a marca coloca no mercado;
Reduzir o uso de plástico virgem em seus produtos, alcançando 50% de rPET (PET reciclado pós-consumo) em suas garrafas até 2025 e 100% até 2030;
Incentivar o uso do seu portfólio retornável de galões, a linha Bonafont Re.torna.
“Uma marca que tem a coragem de tirar o próprio rótulo da garrafa mostra um compromisso com um mundo mais leve. E esta garrafa é só o começo do movimento Leve Style”, comenta Toni Fernandes, sócio e criativo da monkey-land.
Este é o primeiro trabalho da monkey-land para a Bonafont. A campanha teve início na primeira quinzena de julho com a veiculação do comercial em mídias digitais, mas ao longo do segundo semestre ganhará reforço por meio de ações de cross branding e outras ativações.