A ampliação do mercado de marketing digital promoveu a possibilidade de mensurar, de forma mais efetiva, o retorno sobre investimentos aplicados nessas ações. Mas e no caso de mídias offline? É possível avaliar metricamente investimentos em relação ao seu retorno para o cliente? Mais que isso: é de interesse do mercado publicitário (agências, anunciantes e veículos) esse tipo de avaliação? Para a BigBee, agência de publicidade full service, se não é, deveria ser, pois a análise do ROI também para as mídias offline pode ser uma grande oportunidade em meio à crise.
Em um cenário de economia oscilante, onde cada vez mais investimentos em comunicação têm sido reduzidos e pulverizados entre novas possibilidades de contato com os consumidores, o mercado publicitário precisa se reinventar.
Pensando nisso, a BigBee, em parceria com sua desenvolvedora interna de tecnologia, a DataCubo, criou o DataRoi, uma plataforma tecnológica em cloud que, utilizando BI, integra informações para medir, em tempo real, o ROI de mídias online e offline, que customizada para as regras de negócio de cada cliente, faz a gestão da performance dos principais KPIs de seus anunciantes. “Nossa proposta é que a mídia, aliada a modelos estatísticos, gerem um esforço maior para ampliar os resultados comerciais dos clientes”, conta Afonso Abelhão, sócio proprietário da BigBee.
Muito além de metrificar o resultado das mídias, com o DataRoi também é possível identificar sua saturação, corrigir argumentações e até mesmo reforçar apelos para que se tornem mais relevantes ao longo de um período. A ferramenta também gera uma grande base de dados com informações dos consumidores, como renda, interesses e hábitos, além de identificar, por exemplo, demandas por determinados produtos em diferentes mercados ou regiões.
A maior parte dos clientes da BigBee, que está no mercado imobiliário, já utiliza o DataRoi. Com ele, além de identificar a efetividade de um investimento em mídia, é possível planejar melhor futuras ações, já que permite medir, em tempo real, quais anúncios estão funcionando e quais não, e se os clientes estão sendo efetivamente impactados por ele.
Trabalhar com ROI altera forma de remuneção. “O foco da remuneração na nossa agência não está mais somente na mídia. Com essa possibilidade de medir o ROI em todas as ações, sejam elas online ou offline, nós ganhamos se performamos; ganhamos se fazemos o cliente vender. Claro, para isso, precisamos mostrar trabalho. Se a mídia não funcionou, remanejamos investimentos. Não fazemos simplesmente o planejamento de mídia e torcemos para dar certo”, explica Abelhão.
E trabalhando desta maneira, a BigBee tem tido grande sucesso. Na contramão do mercado, a agência dobrou de tamanho em 2014, tendo crescido 250% em faturamento, e recentemente, mudou até de sede, uma necessidade para acomodar a ampliação de sua equipe, que este ano já dobrou de tamanho.