Conscientizar as pessoas sobre a importância de uma hidratação adequada, principalmente no verão, e fomentar a prática da sustentabilidade por meio da reciclagem de garrafas PET. Estes são os dois objetivos da nova campanha desenvolvida pela Batuca, agência gaúcha de publicidade com sete anos de expertise no mercado nacional, para a Água da Pedra, um dos produtos da “Bebidas Fruki”, empresa de Lajeado (RS). A marca, que todo ano busca propostas publicitárias que atinjam o objetivo de fazer as pessoas beberem mais água para melhorar a qualidade de vida, ganhou um slogan “Hidrate seu verão”, personalizado especificamente para o período da campanha, que vai até março.
Reconhecida no Rio Grande do Sul pela sua qualidade e extraída do Aquífero Guarani – o maior manancial de água doce do mundo -, a Água da Pedra preserva suas propriedades naturais (insípida, inodora e incolor), o que garante uma água pura e leve, além do baixo teor de sódio e PH neutro. A marca é líder de vendas com share de 47,1% do mercado, segundo a pesquisa “Marcas de Quem Decide” de 2019, em parceria da Qualidata com o Jornal do Comércio.
Para atingir os objetivos, a Batuca elaborou uma ação 360º. As peças podem ser conferidas em anúncios em jornais estratégicos, vinhetas em rádios, ação com influenciadores, frontlights gigantes nos principais acessos às praias do litoral gaúcho, ações promocionais em PDV com distribuição de copo ecológico, rótulos personalizados com frases de hidratação dos principais influenciadores da marca, materiais de Trade e também nas redes sociais da Água da Pedra.
“O ponto forte está em totens de água que funcionam como mídia espontânea e vão percorrer as principais cidades do interior e do litoral do Rio Grande do Sul. Neles, é possível a pessoa fazer um breve cadastro, depositar uma garrafa plástica vazia e ganhar 300 ml de Água da Pedra. As garrafas arrecadadas serão doadas a cooperativas de reciclagem de cada cidade”, explica Helena Ben, diretora de atendimento da Batuca.
Após imersão no cliente, a partir de workshops e brainstorms, a Batuca chegou ao conceito com uma identidade que remete à leveza do verão, com elementos 3D que caracterizam a estação mais quente do ano e nas cores da marca. Um ícone de sustentabilidade também faz parte da identidade para lembrar o consumidor de que se trata de uma ação benéfica ao meio ambiente. Com conceito aprovado e a ideia do totem, a agência buscou parceiros de tecnologia e engenharia para desenvolver a ação de forma que contemplasse a expectativa de recolher garrafas vazias do meio ambiente e promover a hidratação das pessoas ao mesmo tempo.
“É uma grande conquista para a Batuca poder trabalhar com uma das marcas mais queridas do sul do país em uma campanha tão relevante. A sustentabilidade nunca esteve tão em alta, e é muito bacana trabalhar em um projeto verdadeiro com foco neste tema. O verão da Água da Pedra é uma ação 360º que envolveu um time gigantesco com o propósito de fazer as pessoas se hidratarem mais e fazerem mais pelo planeta. Uma campanha relevante e super atual, que estamos muito felizes em fazer parte”, conclui Helena.