O movimento #PinForPeace, baseado na luta pela paz, contra o terrorismo, o antissemitismo e qualquer tipo de preconceito, ganha uma campanha de divulgação para reforçar suas principais bandeiras. Com criação da agência Baila, a ação traz como protagonistas dezenas de representantes da sociedade civil, de segmentos como economia, mídia e artes, e todos de diferentes origens e credos.
Nas peças, que estarão presentes em mídias como cinema, jornais, mídia exterior e social, os participantes trazem o pin que simboliza o movimento no lado esquerdo do peito, perto do coração. Junto às imagens, em preto e branco, é também destacada a mensagem “Só existe uma arma contra a guerra: a paz”, enfatizando a proposta da iniciativa em defender a vida, atuar contra o ódio e a intolerância, com base na coexistência entre os povos. As imagens são do fotógrafo Jairo Goldflus.
Além de buscar a conscientização do público em geral e unir as mais diferentes pessoas em prol da causa, a campanha convida a audiência a participar de forma direta da iniciativa. Para entrar na conversa, basta postar uma foto usando o pin virtual, disponível no perfil @pinforpeace, com a hashtag #PinForPeace. Em poucas semanas, o movimento criado pela empresária de moda Natalie Klein, o empresário de comunicação Alan Strozenberg e os publicitários Daniel Oksenberg e Paula Puppi angariou apoio da sociedade civil de forma orgânica, ultrapassando 16 mil seguidores, 20 mil fotos compartilhadas, 25 mil pins distribuídos e 12 milhões de impressões. O alcance chegou a 55 cidades em 9 países e 4 continentes. “O foco é a paz. Ela só vai acontecer quando existir a coexistência entre os povos, suas culturas e religiões. E, para que isso aconteça, temos que acabar com o antisemitismo e todo tipo de preconceito. A paz é algo que parece utópico, mas isso não deveria nos impedir de lutar por ela. Uma luta que deve ser de todos, de cada um de nós. A campanha busca se comunicar com o público em geral, visando aumentar o engajamento e o impacto do movimento. Diante de tanto ódio, não podemos ficar calados”, explica Strozenberg, um dos criadores do movimento e fundador e CEO da agência Baila.
“Precisamos estimular o respeito mútuo entre as pessoas e os povos, independente de suas origens e crenças, em benefício da paz. Essa campanha é mais um passo para que o movimento possa inspirar mais pessoas, de qualquer lugar do mundo, e que ajude na luta contra a crescente onda global de terrorismo e de antissemitismo”, afirma Natalie Klein, fundadora e CIO da NK Store.
“O Pin for Peace nasceu da vontade de mostrar publicamente a nossa união, tanto no luto pelas vítimas do terrorismo como na luta contra o crescente antissemitismo. Daí veio o símbolo do movimento. O que temos visto desde o lançamento foi um engajamento emocionante de pessoas que, independente da religião ou origem, acreditam em uma paz verdadeira e duradoura, com o fim do terrorismo e da intolerância”, diz Daniel Oksenberg, também cofundador e CEO da agência Baila. O movimento teve como ponto de partida os ataques cometidos pelo grupo terrorista Hamas contra Israel em 7 de outubro, diante da onda crescente de ataques contra judeus em todo o mundo, da inquietude e da recusa em se manterem em silêncio em meio aos discursos de ódio, da desinformação e da polarização que tomaram conta das redes sociais e das ruas.O grupo fundador passou então a dividir suas reflexões com pessoas próximas, abrindo conversas com o objetivo de defender a paz e combater o terrorismo e o antissemitismo, dando origem ao #PinForPeace. O fórum já conquistou aliados como os apresentadores Adriane Galisteu, Patrícia Abravanel e Luciano Huck; os empresários Marina Morena e Valdemar Iódice; o jornalista Benjamin Back; a advisor no segmento de artes e ESG Isabella Prata; o estilista Alexandre Herchcovitch; a influencer Lalá Noleto; a drag queen Miss Samantha; e o empreendedor social e chef de cozinha Edson Leite, entre outros.
Ficha técnica da campanha:
Agência: Baila
Cliente: Pin for Peace
Produto: Institucional
Criação: Daniel Oksenberg, Alan Strozenberg, Edu Alberti, Rodrigo Strozenberg e Jorge Iervolino.
Planejamento: Vera Jacinto
Atendimento: Henrique Pecego
Mídia: Gabriel Roveri
Fotógrafo: Jairo Goldflus
Painel de participantes fechado