Neste ano, um dos maiores festivais de música e entretenimento do mundo completa 30 anos. E para comemorar esta data histórica, a Artplan traz o Rock in Rio de 1985 para a perspectiva das redes sociais.
No dia 11 de janeiro, a equipe de Multimeios da agência proporcionou aos internautas acompanharem a cobertura da primeira edição do festival como se a festa estivesse acontecendo na data do 30º aniversário. A ação se repete nos dias 15 e 16 de janeiro. Outras ações acontecerão ao longo da semana, e permearão facebook, twitter, instagram, site e blog oficial do Rock in Rio.
A cobertura da festa nas redes começou às 18h do domingo, com os fãs chegando à Cidade do Rock para curtir os shows de Queen, Iron Maiden, Erasmo Carlos e Ney Matogrosso, entre outros. No decorrer da noite, até às 0h, situações dos bastidores, fotos, vídeos e imagens foram postadas nas redes como um minuto-a-minuto do Rock in Rio 85. Os fãs não ficaram de fora. Por meio das hashtags #rockinrio30anos e #rockinrio85 quem esteve no festival pôde compartilhar fotos, mensagens e lembranças do que vivenciaram durante os shows. E quem não estava presente pôde descobrir como tudo aconteceu também por meio do depoimento de fãs, que foram apresentados durante toda a cobertura.
“Esta é uma ação inédita que mostra a versatilidade com que temos trabalhado as campanhas de Rock in Rio ao longo do último ano. A ideia é mostrar que uma data tão importante não poderia ficar de fora das redes sociais nos dias de hoje. Levamos os fãs até o momento em que o primeiro festival acontecia, mas com toda a tecnologia que temos agora. Esta campanha digital traz inovação, mas também integra todas as plataformas que podemos alcançar.
Peças impressas, online, três filmes para mídia televisiva e cinema, spots em rádios e mídia out of home foram criadas para comunicar os 30 Anos da marca. A campanha ainda exalta o Projeto Social do Rock in Rio para 2015, que nesta edição celebra a importância do fomento aos sonhos e aos sonhadores”, comenta Rodolfo Medina, presidente da Artplan.
Ao longo da semana, posts de jornalistas que estiveram presentes no 1º Rock in Rio serão publicados no blog oficial do festival. Eles contam, como se ainda estivessem trabalhando na cobertura de 1985, suas impressões e experiências na Cidade do Rock.
Nesta semana estrearam simultaneamente três filmes, todos na versão 60″- em TV aberta, fechada e no cinema. O primeiro deles tem a atriz Fernanda Montenegro como protagonista e homenageia os fãs que, ao longo destes 30 Anos, fazem parte da história da marca e fizeram o Rock in Rio se tornar realidade (www.youtube.com/watch?v=d4OP3dScpvk). Os outros dois exaltam os sonhadores, que ‘buscam, conquistam e constroem um mundo melhor’, e tem como protagonistas os brasileiros Aline e Michel, que com a ajuda do Rock in Rio alcançaram seus sonhos. Os filmes foram gravados na Cidade das Artes (Rio de Janeiro), Grand Canyon (Arizona, EUA) e numa apresentação do Cirque Du Soleil (em Las Vegas, EUA).
A equipe da Artplan também planejou para a campanha peças, veiculadas entre 11 e 22 de janeiro, em quatro versões de anúncios impressos, e spots em programação nacional de rádio. Os fãs de rock também podem acompanhar a comemoração na mídia out of home de pontos de grande circulação durante todo o mês de janeiro.
Ficha Técnica Campanha 30 Anos:
Agência: Artplan Comunicação S/A
Anunciante: Rock in Rio
Produto: 30 Anos
Peça: Filme 60″
Criação: Roberto Medina
Direção Nacional de Criação: Roberto Vilhena
Direção de Criação: Alessandra Sadock, Gustavo Tirre
Redação: Toninho Lima, Betoca Jencarelli
Direção de Arte: Jorge Falsfein, André Sampaio
RTVC: Ana Ourique
Produtora de Filme: Tycoon Estudios
Direção do Comercial: Kiko Lomba
Fotografia: Flavio Zangrandi
Áudio: Eduardo Souto Neto
Mídia: Janeiro
Atendimento: Ana Deccache, Pedro Sharp, Beta Loyola, Gabriela de Carvalho, Stella Malta
Aprovação: Roberto Medina
Ficha Técnica Campanha 30 Anos Palhaço (Projeto Social)
Título: Palhaço
Agência: Artplan Comunicação S/A
Anunciante: Rock in Rio
Produto: Projeto Social
Peça: Filme 60″
Criação: Roberto Medina
Direção Nacional de Criação: Roberto Vilhena
Direção de Criação: Alessandra Sadock, Gustavo Tirre
Redação: Evandro Barreto, Betoca Jencarelli
Direção de Arte: Jorge Falsfein, André Sampaio
RTVC: Ana Ourique
Produtora de Filme: Tycoon Estudios
Direção do Comercial: Kiko Lomba
Fotografia: Flavio Zangrandi
Áudio: Eduardo Souto Neto
Mídia: Janeiro
Atendimento: Ana Deccache, Pedro Sharp, Beta Loyola, Gabriela de Carvalho, Stella Malta
Aprovação: Roberto Medina
Ficha Técnica Campanha 30 Anos Aline (Projeto Social)
Título: Aline
Agência: Artplan Comunicação S/A
Anunciante: Rock in Rio
Produto: Projeto Social
Peça: Filme 60″
Criação: Roberto Medina
Direção Nacional de Criação: Roberto Vilhena
Direção de Criação: Alessandra Sadock, Gustavo Tirre
Redação: Betoca Jencarelli
Direção de Arte: Jorge Falsfein, André Sampaio
RTVC: Ana Ourique
Produtora de Filme: Tycoon Estudios
Direção do Comercial: Kiko Lomba
Fotografia: Flavio Zangrandi
Áudio: Eduardo Souto Neto
Mídia: Janeiro
Atendimento: Ana Deccache, Pedro Sharp, Beta Loyola, Gabriela de Carvalho, Stella Malta
Aprovação: Roberto Medina