Com o objetivo de impulsionar a equidade racial na agência, a Artplan, juntamente com o Comitê da Diversidade, realizou o lançamento, do programa Pacto Preto, projeto que visa a aceleração de carreira de talentos negros em cargos de diversos níveis de hierarquia. A ação inclui parcerias com consultorias especializadas, como a Impulso Beta e a Talent Academy, e busca transformar a dinâmica interna da agência, ao promover mais inclusão e desenvolvimento de pessoas negras em oportunidades futuras de liderança.
Com 30 vagas disponíveis, a metodologia do programa inclui workshops sobre autoconhecimento, letramento racial, negociação, imagem profissional, influência e construção de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Estes recursos visam equipar os participantes com habilidades essenciais para a liderança e promover um ambiente de trabalho mais inclusivo.
“O Pacto Preto é um compromisso com a mudança. Queremos levar a diversidade e a equidade para o centro das decisões do mercado publicitário e transformar a forma como o mercado vê o potencial dos talentos negros”, afirma Debora Moura, head de Diversidade & Inclusão da Artplan e do Grupo Dreamers e, também, uma das idealizadoras da ação juntamente com o Comitê da Diversidade.
Além de criar uma jornada rumo à liderança, o Pacto Preto difere de outras iniciativas internas, como o Programa de Mentoria, projeto do Grupo Dreamers – do qual a Artplan faz parte – já em sua quarta edição. Na Mentoria, segundo Debora, o foco é mais amplo, incluindo LGBTs, indígenas, pessoas com deficiência e neurodivergentes. “Enquanto o Programa de Mentoria empodera e promove a visibilidade de colaboradores de demais grupos sub-representados, o Pacto Preto olha de maneira específica na aceleração de carreiras para cargos de liderança dentro da Artplan, com foco especial aos nossos colaboradores negros e suas respectivas trajetórias”, completa a executiva.
Segundo o último censo demográfico do IBGE de 2022, cerca de 112 milhões de pessoas se autodeclaram pretos ou pardos, contabilizando 55,5% da população do país. Já quando olhamos para o nosso mercado, de publicidade e propaganda, no relatório do ODP de 2024 (Observatório de Diversidade na Propaganda), a população negra representa 30% dos colaboradores das agências brasileiras, onde apenas 19% destes ocupam cargos de gerência e 12% cargos de diretoria, frente a 79% de gerentes e 84% de diretores brancos. Estes últimos dados divulgados pelo relatório deste ano do ODP mostram que a diversidade na publicidade ainda enfrenta desafios, à medida que profissionais negros sobem no nível hierárquico das agências.