domingo, dezembro 22, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAgênciasArtplan lança programa de aceleração de carreira para pessoas negras

Artplan lança programa de aceleração de carreira para pessoas negras

Com o objetivo de impulsionar a equidade racial na agência, a Artplan, juntamente com o Comitê da Diversidade, realizou o lançamento, do programa Pacto Preto, projeto que visa a aceleração de carreira de talentos negros em cargos de diversos níveis de hierarquia. A ação inclui parcerias com consultorias especializadas, como a Impulso Beta e a Talent Academy, e busca transformar a dinâmica interna da agência, ao promover mais inclusão e desenvolvimento de pessoas negras em oportunidades futuras de liderança.

Com 30 vagas disponíveis, a metodologia do programa inclui workshops sobre autoconhecimento, letramento racial, negociação, imagem profissional, influência e construção de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Estes recursos visam equipar os participantes com habilidades essenciais para a liderança e promover um ambiente de trabalho mais inclusivo.

“O Pacto Preto é um compromisso com a mudança. Queremos levar a diversidade e a equidade para o centro das decisões do mercado publicitário e transformar a forma como o mercado vê o potencial dos talentos negros”, afirma Debora Moura, head de Diversidade & Inclusão da Artplan e do Grupo Dreamers e, também, uma das idealizadoras da ação juntamente com o Comitê da Diversidade.

Além de criar uma jornada rumo à liderança, o Pacto Preto difere de outras iniciativas internas, como o Programa de Mentoria, projeto do Grupo Dreamers – do qual a Artplan faz parte – já em sua quarta edição. Na Mentoria, segundo Debora, o foco é mais amplo, incluindo LGBTs, indígenas, pessoas com deficiência e neurodivergentes. “Enquanto o Programa de Mentoria empodera e promove a visibilidade de colaboradores de demais grupos sub-representados, o Pacto Preto olha de maneira específica na aceleração de carreiras para cargos de liderança dentro da Artplan, com foco especial aos nossos colaboradores negros e suas respectivas trajetórias”, completa a executiva.

Segundo o último censo demográfico do IBGE de 2022, cerca de 112 milhões de pessoas se autodeclaram pretos ou pardos, contabilizando 55,5% da população do país. Já quando olhamos para o nosso mercado, de publicidade e propaganda, no relatório do ODP de 2024 (Observatório de Diversidade na Propaganda), a população negra representa 30% dos colaboradores das agências brasileiras, onde apenas 19% destes ocupam cargos de gerência e 12% cargos de diretoria, frente a 79% de gerentes e 84% de diretores brancos. Estes últimos dados divulgados pelo relatório deste ano do ODP mostram que a diversidade na publicidade ainda enfrenta desafios, à medida que profissionais negros sobem no nível hierárquico das agências.

Artigos relacionados

Novidades