No último dia 27, o Rock in Rio desembarcou nas águas do Rio Negro, em Manaus para o lançamento do Amazonia Live, projeto social do Rock in Rio, que tem como objetivo plantar um milhão de árvores na Amazônia. A Artplan, agência do festival, foi a responsável pelo desenvolvimento da comunicação dessa ação.
A equipe realizou in loco a cobertura ao vivo do evento para os canais digitais do Rock in Rio, a captação de imagens e produção de anúncios. Tudo em menos de 48 horas antes da circulação da campanha em jornais e revistas de todo país. Além do conteúdo especifico da apresentação no Rio Negro, a campanha engloba também a primeira atração do Rock Rio Brasil 2017.
“Montamos uma operação de guerra em Manaus, com o time Artplan em peso para cuidar de todas as diversas frentes de produção que aconteceram por lá. Foi um evento grandioso que exigiu uma comunicação maior ainda para levar a todo país o lançamento do Amazonia Live e o anúncio das primeiras atrações da edição 2017”, explica Ana Deccache, diretora de contas da Artplan.
Foram produzidos filmes de 30” e 60” para TV aberta, fechada e internet, anúncio para jornais e revistas, spots de rádio para veiculação nacional, campanha digital, o site global do projeto e ativação de conteúdo em redes sociais. Os curtas para TV e internet trazem o ator Marcos Palmeira fazendo um alerta para a importância do consumo consciente dos recursos naturais do planeta e uma convocatória para que cada pessoa seja agente ativo no combate às alterações climáticas por meio da sua própria mudança de comportamento. A escolha de Marcos Palmeira como representante da campanha se deu pelo engajamento do ator na luta por um mundo sustentável.
“A campanha está em todas as grandes mídias e tem como objetivo criar uma gigantesca mobilização nas redes sociais, convidando cada pessoa a plantar árvores na Amazônia (doação)”, completa Ana Deccache. O Amazonia Live esteve no ‘Trending Topics’ do Twitter durante todo o período do show, com o termo #AmazoniaLiveNoMultishow em 2º lugar no Brasil. O alcance potencial do evento pelas redes foi de 95 milhões de pessoas, com mais de 30 mil menções espontâneas. Nos comentários, os usuários elogiavam o projeto e o palco, além de falar sobre as atrações que estariam no evento. E após o anúncio da banda Maroon 5 no line up da edição do Rock in Rio 2017, o nome da banda entrou em 9º lugar nos TT’s mundial.
Também englobaram a estratégia diversas outras ações como: campanha digital, rádio e redes estimulando as pessoas a assistirem a transmissão do show pelo canal Multishow, toda a comunicação ‘one-to-one’ do evento, making of geral do projeto e ativação digital de promoções como “O RIR te leva para a Amazonia”, que levou um sortudo para acompanhar o Amozonia Live, com passagem, estadia e direito a acompanhante e muitas outras ações.
Recap Show
Marcos Palmeira
Ficha Técnica
Título: Amazonia Live
Agência: Artplan
Anunciante: Rock in Rio
Produto: Projeto Social
Peça: Filme 60” e 30”
VP de Criação: Roberto Vilhena
Direção de Criação: Alessandra Sadock, Gustavo Tirre e Ricardo Weistman
Redação: Betoca Jencarelli
Direção de Arte: Jorge Falsfein
RTVC: Ana Ourique e Daniel Fagundes
Produtora de Filme: Tycoon Estudios
Direção do Comercial: Kiko Lomba
Fotografia: Flavio Zangrandi
Atendimento: Ana Deccache, Pedro Sharp, Gabriela de Carvalho, Lucas Bicudo
Aprovação: Roberto Medina.