A Artplan lança neste mês a plataforma digital que abriga o estudo proprietário da agência ‘Cidades Descobertas’. O projeto revela um perfil de municípios brasileiros que possuem até 100 mil habitantes, e representam cerca de 95% das cidades do país. A pesquisa apresenta os hábitos de consumo dos moradores de mais de 12 municípios, e foi desenvolvida pela Artplan em parceria com a Ideia Consumer Insights, empresa com foco em Pesquisa, Planejamento de comunicação, marketing e Inteligência de mercado. O conteúdo está disponível em um hotsite criado exclusivamente para a pesquisa, e o arquivo com os resultados do projeto pode ser baixado gratuitamente no endereço www.artplan.com.br/pesquisas.
O estudo tem como propósito ajudar os brasileiros a entenderem o próprio país e mostrar às empresas oportunidades para investirem nesses centros, onde residem 45% da população brasileira e que acumulam mais de 30% do PIB nacional. A partir dos dados apurados pelo projeto – realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, com invasões de cenário, grupos de foco e entrevistas em profundidade -, os pesquisadores chegaram a cinco descobertas que podem levar o mercado a analisar como atuam e como ainda podem atuar nestes pequenos municípios.
A primeira revelação mostra que a maioria dos moradores de cidades pequenas não querem mudar de lugar. Eles avaliam que as cidades onde residem têm alto grau de qualidade de vida, valorizam o fato de estarem perto da família, e acreditam que estas são qualidades da cidade que os fazem permanecer onde hoje residem. “Sou muito feliz, muito feliz mesmo, vocês não podem imaginar. A cada dia que eu levanto agradeço a Deus. As minhas raízes estão todas aqui”, comenta Aldoney, um dos entrevistados da pesquisa, habitante de Além Paraíba-MG.
Mas os interioranos acreditam que suas cidades podem melhorar. O segundo ponto apurado pela pesquisa leva à conclusão dos moradores sobre a razão de ainda não estarem na ‘cidade ideal’: embora estejam satisfeitos por viver longe do caos dos grandes centros, a falta de opções de compra, cultura e lazer é uma característica presente em quase todos os locais visitados e uma ânsia frequente dos habitantes. O levantamento avalia que somente 3% das cidades possuem shopping centers e apenas 7% delas tem salas de cinema.
Já a terceira descoberta aborda o poder da propaganda ‘boca a boca’, quando as pessoas conhecidas se tornam grandes influenciadoras para o consumo. A relação de confiança pode tornar um encontro entre amigos numa reunião de ‘negócio’. Segundo o especialista Dr. Mauro Osório, professor de Direito da UFRJ que esteve envolvido no projeto, “a primeira questão da transação são as relações de confiança. Se você tem em cidades menores pessoas que moram mais perto do trabalho, onde você esteja estabelecendo relações de confiança maior, gera-se uma maior produtividade”.
O quarto ponto descoberto se refere a vontade dos jovens de estudar sem sair da própria cidade, já que a porcentagem destes municípios que possuem ensino superior é de apenas 36%. Enquanto nas unidades médias e grandes o nível de alfabetização está entre 93% e 94%, nas cidades pequenas (com menos de 100 mil habitantes) o nível de alfabetização é de 85%.
E a última descoberta mostra que a relação dessas pessoas com a web é cada vez mais plena e frequente. Cerca de 84% dos moradores das cidades com menos de 100 mil habitantes tem acesso à internet, porcentagem maior aquela dos que possuem telefone: 78%. Além de estarem online, os habitantes estão ávidos por novidades, e utilizam a rede como fonte de informação, comunicação e consumo.
“A ideia da Artplan nasce da constatação da imensa importância e participação das cidades com menos de 100 mil habitantes no universo de municípios brasileiros. Por isso identificamos uma necessidade de entender melhor as características desta grande parcela da população e identificar oportunidades para os nossos clientes”, reforça Marco Antonio Viera Souto, VP de Planejamento da Artplan e idealizador do projeto.
Para explorar todas estas particularidades e chegar ao material apresentado na plataforma, a equipe que desenvolveu o projeto ‘Cidades Descobertas’ percorreu mais de 18 mil quilômetros durante 30 dias de campo, e envolveu mais de 16 profissionais entre pesquisadores, planejadores, criativos, designers e produtores. A paisagem, a tranquilidade e o dia-a-dia das cidades visitadas foram documentadas em vídeo, produzido pela própria Artplan e disponibilizados no hotsite, com entrevistas in loco com moradores, comerciantes, especialistas como professores universitários, pesquisadores e autoridades locais de norte a sul do Brasil.