Artplan apresenta novo posicionamento estratégico, que a coloca como um hub de soluções de comunicação para os clientes, além de comemorar bons resultados e conquistas do ano, apresentar novos modelos de trabalho e inovação nos negócios. Este cenário positivo vem sendo acompanhado de perto pelo mercado, que reconheceu as novidades da agência e a indicou como uma das finalistas do prêmio Caboré, considerado uma das principais premiações da indústria da comunicação, na categoria “Agência do Ano”.
O reposicionamento da Artplan, apresentado ao público interno nesta segunda-feira, 23, reforça o trabalho que a agência vem adotando, há alguns anos, em exercer o papel de agente integrador de seus clientes, coordenando a logística de entregas de comunicação, que não necessariamente sejam publicidade ou branded content, mas também de outras disciplinas, como branding, PR, CRM, UX (User Experience), ativação de eventos e o que mais se faça necessário para gerar o resultado desejado.
“Olhando o cenário atual, entendemos que, mais do nunca, os clientes estão buscando este tipo de entrega integrada e completa. Entretanto, os desafios operacionais e logísticos para que isso aconteça de forma satisfatória são muito grandes e, desta forma, estamos aprimorando nosso próprio modelo para atender a estas demandas. A partir de agora, além de agência de publicidade, passamos a ser um parceiro integrador de soluções de comunicação”, diz Rodolfo Medina, presidente da Artplan.
Outra novidade apresentada no ano e que compõe este posicionamento estratégico é a Key, nova célula de negócios focada em diagnósticos e soluções prototipadas para seus clientes, no prazo máximo de 21 dias, e com remuneração 100% variável. O novo serviço é composto por um time multidisciplinar de profissionais experientes e de áreas diversas, como planejamento estratégico, tecnologia, design e negócios, sob a liderança de Luiz Telles, que agora desempenha dupla função, como head do Key e diretor Nacional de Conteúdo e Engajamento da Artplan.
Ainda neste ano, uma nova empresa chegou ao Grupo Artplan para somar forças e ampliar expertises à agência no mercado publicitário. A Pullse, liderada pelo executivo Allan Barros, nasce com o DNA de varejo e com o propósito de atuar como uma aceleradora de resultados para seus clientes. Para isso, os executivos constituíram uma equipe experiente tanto no mercado de varejo quanto publicitário, além de contar com uma produtora própria, a qual permitirá dinamismo, velocidade e redução de custos para a operação.
Outra novidade em termos de atuação do hub é o que a agência batizou de Thinking Partners: um time de pessoas notórias e especialistas em diversas áreas de atuação e que passam, agora, a fazer parte do processo criativo da agência.
Estes profissionais podem ser tanto de áreas específicas da comunicação, como branding, CRM ou UX, como também interlocutores de temas relevantes para os negócios dos clientes da agência. Entre os parceiros já confirmados estão Marcus Nisti, VP do Instituto Alana, e Denise Chaer, sócia-fundadora do Novos Urbanos, que atuam na área de inovação social em comportamento de consumo.
“Trazer os Thinking Partners para esta conversa nos dará ainda mais profundidade no entendimento de todo ecossistema, cada vez mais complexo, que envolve cada cliente. A ideia é ter acesso a cada um deles a partir do problema e do cenário que tivermos que trabalhar”, detalha Marco António Vieira Souto, VP de Planejamento da Artplan.
“Além disso, discutir com parceiros e empresas de áreas específicas da comunicação no momento do brainstorm de um projeto nos abre um leque de possibilidades, o qual garantirá a integração de todos os canais de comunicação”, completa Souto.