No Brasil, são inúmeras as agências especializadas em eventos. No entanto, são poucas as especializadas em eventos voltados aos mercados farmacêutico, de saúde e bem-estar. Entre estas, a Gutta, agência nacional de comunicação full service para o mercado de healthcare, tem se destacado. Em 2023, por exemplo, a sua área de eventos, recém-lançada, representou 15% do faturamento da agência. Para este ano, as expectativas são ainda maiores. “Os clientes da casa, que nos motivaram a criar uma área específica de eventos, seguem com as suas demandas e outros clientes, novos, atraídos pela criatividade e qualidade dos trabalhos que realizamos, estão chegando”, revela Rafael Mesquita, head da área de eventos da Gutta. Antes, ele conta, a Gutta criava e planejava os eventos, que muitas vezes eram executados por outras agências de eventos não especializadas que os clientes contratavam. “Agora, temos a capacidade de absorver e executar os eventos de ponta a ponta”, acrescenta.
O executivo da Gutta explica que os clientes perceberam que a agência se destaca pelo profundo conhecimento da cultura, hábitos e necessidades de seus públicos-alvo. “Este é um diferencial importante que a Gutta apresenta e que é muito valorizado pelos clientes. Poucas agências conseguem aliar a capacidade de promover uma imersão, seja ela científica, para profissionais da saúde, ou motivadora, para uma força de vendas, capitalizando o conhecimento técnico em saúde com criatividade”, afirma Lucas Justo, diretor executivo da agência. E como valor agregado a estas competências, os profissionais da Gutta ainda têm amplo conhecimento das normas e regulamentos que regem a comunicação do setor.
“Quando contratam a Gutta para a criação, planejamento e realização de evento para a classe médica, por exemplo, nossa equipe pensa não somente no conteúdo criativo, mas também nas experiências que serão levadas a estes profissionais, como ativações sensoriais, visuais, entre outras, o que faz deste um perfil de evento com características bem específicas e sobre os quais as expectativas do público, não raro, são altas”, explica Justo. Por todas essas razões, a agência precisa conhecer muito bem os públicos-alvo do setor, bem como outras particularidades do segmento”, acrescenta.
A equipe da Gutta responsável pela área de eventos é diversa, formada por profissionais de diferentes segmentos da comunicação, o que garante à agência uma abordagem ampla, tanto na criação e planejamento como na execução das ideias e atividades propostas. “Sabemos como tirar nossas ideias do papel e executá-las à perfeição, como ‘prometemos’ aos clientes ainda na apresentação da proposta”, assegura Lucas Justo.
O mercado, afirma Rafael Mesquita, está percebendo que pode ganhar em qualidade e agilidade tendo somente um player criativo, que conhece o mercado e seus públicos, conduzindo o seu evento de forma integral. “Penso que é esta percepção positiva pelo mercado a responsável pela grande aceitação da área de eventos da Gutta”, assegura o executivo.