Há mais de 50 anos no país, a Penalty, marca brasileira especializada e altamente reconhecida por sua atuação com produtos para a prática esportiva, acaba de fechar um projeto estratégico de branding com a AlmapBBDO, visando acompanhar a evolução da empresa e do mercado para os próximos anos.
O objetivo é estar mais conectada à cultura do brasileiro, sejam atletas profissionais, amadores ou qualquer pessoa que valorize o esporte como competição, recreação ou como uma fonte de saúde física ou mental. O esporte é essencial para a cultura do país, vivido e praticado de forma diferente pelos brasileiros e a Penalty quer dialogar com todos eles.
“Sempre trabalhamos para nos anteciparmos às tendências de mercado e, ao longo da história da Penalty, focamos em revolucionar o setor esportivo brasileiro, ao oferecer produtos que atendam às expectativas e aos desejos dos consumidores. Seguindo essa trajetória de sucesso, entendemos que é fundamental a adaptação da marca aos novos rumos do comportamento, do consumo e da transformação digital. A parceria com a AlmapBBDO é motivo de alegria e expectativa, para continuar oferecendo o melhor para quem é, assim como nós, apaixonado por esportes”, analisa Roberto Estefano, Fundador e Presidente do Conselho Administrativo da Cambuci SA, detentora da Penalty.
O projeto da AlmapBBDO para a Penalty será estruturado visando a evolução da imagem da marca, baseada em sua essência construída ao longo das últimas décadas e na premissa de como sua comunicação poderá, inclusive, trafegar com maior fluidez e foco no ambiente digital.
Responsável pela condução do branding dentro da agência, Rita Almeida, Head de Planejamento da AlmapBBDO, explica que será utilizada a metodologia BBDO Works, que se propõe analisar alguns fatores de forma conjunta: entendimento do business e da MARCA Penalty, comportamento da AUDIÊNCIA e entendimento dos EIXOS CULTURAIS que envolvem o universo dos esportes nesse momento. “Vamos buscar um entendimento profundo sobre o que irá impactar o comportamento das pessoas no universo dos esportes, das tensões culturais e da categoria assim como as facetas emocionais e funcionais do DNA da marca: sua história, produtos e valores”, destaca.
A ferramenta Q+ (da Sparks & Honey) será utilizada para definição de trends culturais e comportamentais, além de outros recursos da AlmapBBDO, como os seus “Antenas”, um grupo de jovens da geração Z de origens e vivências diversas que trazem a realidade das ruas e seus movimentos para dentro da agência. Também serão realizadas pesquisas para ouvir praticantes de esporte e especialistas que irão ajudar a mapear comportamentos, tensões e valores fundamentais do esporte que possam dialogar e serem representados pela Penalty.
O projeto de branding, iniciado agora em agosto, envolverá ainda uma segunda fase com a construção de um mapa do mercado e atuação dos concorrentes, com informações sobre vendas, produtos, targets, regiões, assuntos conectados a cada player, meios e jornada do consumidor.