AlmapBBBDO e Getty Images lançam campanha

Em 2022, os EUA celebram 50 anos de “Title IX”, lei que mudou a história do esporte feminino americano, proibindo discriminação de gênero nas escolas e faculdades do país, para possibilitar às garotas as mesmas oportunidades dadas aos meninos na prática esportivas. Desde então, o acesso a oportunidades no esporte para mulheres e meninas, nos EUA, aumentou bastante. Mas ainda há mais trabalho a ser feito.

A agência brasileira AlmapBBDO, em colaboração com a Getty Images, criadora de conteúdo visual e líder global no setor, lançou a campanha “For The Right To:”, que presta homenagem ao 50º aniversário de “Title X”, lembrando às pessoas que a luta das mulheres no esporte nunca foi sobre privilégios, mas sobre igualdade.“

O insight da campanha foi honrarmos as mulheres que lutaram pela aprovação de ‘Title IX’ 50 anos atrás. E por isso partimos da narrativa de que as atletas pedem por direitos que ninguém nunca pensaria em pedir. Porque nada no esporte pode ser pior do que não ter o direito de praticar o esporte que você quer”, destaca Luiz Sanches, CCO da BBDO América do Norte e Chairman da AlmapBBDO.

A campanha chama a atenção para elementos muitas vezes não reconhecidos dentro da luta pelos direitos no esporte, incluindo o direito de perder, de cair e de se machucar.

Usando fotos históricas tiradas do GettyImages.com, o filme foi produzido pela Stink, dirigido por Squarehead e tem narração de Dawn Staley, hall da fama do basquete que tem três ouros olímpicos em seu nome como jogadora e um como treinadora.”

As imagens exibidas na campanha são especialmente importantes para nos lembrar onde estivemos, o quanto conseguimos e o que ainda precisamos realizar.

Explorando o estado da representação visual do gênero no esporte, queremos continuar a alimentar uma poderosa narrativa de apoio às mulheres e meninas atletas no mundo inteiro”, destaca Paige McCrensky, VP of Sales, Marketing & Brand Communications da Getty Images.

A ação multiplataforma traz ainda imagens de estrelas do esporte como Billie Jean King, Serena Williams e Megan Rapinoe. Para a iniciativa, foram criados posters inspirados no visual de campanhas políticas americanas dos anos 70, década em que Title IX foi assinada, com fotos de atletas lutando por seus direitos.

Além disso, o site https://gettyimagestitleix.com traz uma timeline de fatos históricos do esporte feminino americano, desde 1972 até os dias atuais.

Ficha TécnicaAgência: AlmapBBDOAnunciante: Getty ImagesTítulo: 50th Title IXProduto: InstitucionalCCO: Luiz Sanches e PernilVP de Criação: Marcelo NogueiraDiretores de Criação: Antonia Zobaran, Rafael Gil, Rodrigo AlmeidaCriação: Antonia Zobaran, Ingryd Cruz, Rafael Gil, Rodrigo Almeida, Fernando Christo Produção Audiovisual: Vera Jacinto, Diego Villas Bôas, Charles NobiliAtendimento: Maysa Oliveira, Fabíola Loureiro, Yohanna Maia, Camila Reis, Gabrielle PortoPlanejamento: Sergio Katz, Rafael de Andrade, Lucieide OliveiraMídia: Rafaela Alves, Mel Carvalho, Peterson Silva, Claine Oliveira e Sávio Lima.Produtor Gráfico: José RobertoCoordenação Produção Gráfica: Rose Ribeiro Tratamento de Imagem: Roberto Gusukuma Arte Final: Carlos Henrique Azevedo LugaresiRevisão: Eliana Pavan/Zuzima TuranoArt buyer: Tereza SettiIlustração: Beuren StudioHead of creative tech: Lilian CavalliniProdutora: Sabrina Ramiles, UmstudioProdutora: Stink FilmsDiretor: SquareheadDiretora Executiva: Ingrid RaszlProdutor Executivo: Renata Dumont, Carolina Junqueira, Nathan Marino, Camila Martinez, Virginia Machado, Ana Gazal, Marcela Amstalden Coordenação de Produção: Paula Macedo, Rafael Rocha, Mariana Kerche, Amanda Grell, Melina Matuoca Coordenação de Pós: Roberta Bruzadin, Igor LuizMontador: SquareheadFinalizador: Arthur SchneiderMotion: Vinicius KosColor Grading: Osmar Jr.Pesquisadores: Amanda Martins, Marie Cabianca Soundtrack Company: Satelite Áudio Music Direction: Roberto Coelho, Kito Siqueira, Hurso Ambrifi Client Services: Fernanda Costa, Renata Schincariol, Daniel Chasin Creative Producer: Kito Siqueira, Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Mike Vlcek, Thiago Colli, Charly Coombes, Koitty Post Production and Mixing: Carla Cornea, Ian Sierra, Vithor Moraes, Renan Marques, Arthur Dossa Production Coordinator: Camila Guedes, Val Pacheco e Bruna Isidore, João Piccoli Aprovação do cliente: Paige McCrensky, Heather Tanning, Natália Moraes