Os crescentes esforços nacionais e internacionais para por fim à criminalização do uso de drogas ganham uma poderosa ferramenta de comunicação: um curta de animação stop-motion de três minutos, intitulado “Guerra ao Drugo”.
Criado pelo publicitário Marcello Serpa, sócio da AlmapBBDO, que desenvolveu o projeto, e produzido pela Vetor Zero/Lobo a pedido da Comissão Global de Política sobre Drogas, “Guerra ao Drugo” é parte do trabalho desenvolvido pela Comissão Global de Política sobre Drogas para abrir o debate sobre políticas mais eficientes e humanas para lidar com psicoativos na sociedade.
Em um cenário de conto de fadas, “Guerra ao Drugo” conta a história de um dragão que é banido de um reino da antiguidade, e as pessoas que costumavam se relacionar com o dragão passam a ser criminalizadas e encarceradas. Com narrativa simples e estética atraente, o filme utiliza uma metáfora que pretende quebrar o tabu sobre o tema drogas com o público em geral. As mensagens centrais do filme são que proibir não significa controlar, e que a criminalização gera violência e sofrimento. A moral da história: um mundo sem ‘Drugo’ é uma utopia, mas uma sociedade mais pacífica pode ser bem real.
Desde 2011, a Comissão Global vem trabalhando por uma mudança de paradigma nas leis de drogas com a publicação de relatórios técnicos e participação em eventos políticos, acadêmicos e da sociedade civil. Com a participação de 7 ex-presidentes, do empresário britânico Richard Branson e do ex-Secretário Geral da ONU, Kofi Annan, entre outros, a Comissão Global é o grupo de mais alto nível a advogar por reformas profundas nas políticas sobre drogas.
“Além dos debates políticos e entre especialistas, precisamos que a população entenda melhor quais são os problemas relacionados às drogas, quais são as alternativas que temos para tratar desse assunto – daí o filme ‘Drugo’ ”, disse o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que lidera a Comissão Global de Política sobre Drogas. “ ‘Guerra ao Drugo’ é uma ferramenta que vai nos possibilitar alcançar pessoas que não têm o conhecimento técnico sobre o tema, e mostrar que precisamos abrir os olhos e assumir que não vamos resolver este problema de forma simplista. Vamos ser inteligentes na forma com que lidamos com as drogas”.
Após mais de cinco décadas de que uma guerra foi declarada à produção e uso de algumas substâncias como maconha e cocaína, e trilhões de dólares foram investidos, o consumo de drogas ilícitas continua aumentando ao redor do mundo. A proibição das drogas gerou ainda diversas consequências negativas como o encarceramento em massa, o crescimento de organizações criminosas, corrupção e epidemias de doenças como HIV e Hepatite.
Do ponto de vista técnico, a criação e logística por trás da produção de “Guerra ao Drugo”, foram um desafio à parte. A criação da peça é da AlmapBBDO, que atende a Comissão Global de forma pro-bono.
O premiado criativo Marcello Serpa disse: “Por mais de 40 anos, a comunicação deste tema tem sido usada como mais uma arma na Guerra às drogas. Campanhas demonizando substâncias e usuários não contribuíram para diminuir o sempre crescente consumo nem a violência consequente da proibição. Milhões de dólares foram investidos tentando ‘enxugar o gelo’. Precisamos mudar a narrativa para quebrar o tabu sobre o assunto. Se o ‘Drugo’ gerar uma discussão pública sobre os efeitos da Guerra às drogas que ajude a promover mudanças políticas positivas, este filme terá cumprido seu papel”.
A produtora Vetor Zero/Lobo, executora do projeto, mobilizou um time de mais de 60 pessoas durante um processo produtivo que durou 9 meses. A composição da animação usou mais de 31.200 fotos, com 4.320 frames finalizados em 3 minutos de filme. Dos 310 personagens construídos, 83 foram animados em 13 cenários diferentes. “Guerra ao Drugo” é resultado de mais de 41 mil horas de trabalho.
Os filmes estão disponíveis em:
“Guerra ao Drugo”: http://youtu.be/kfaGh42xZwE?list=UUMOAF-h9EzUda6M6_njLlTQ
“The war on Drugo”: http://youtu.be/csnTAz0Sth8?list=UUMOAF-h9EzUda6M6_njLlTQ
Making Of 1: http://vimeo.com/104441487
Making Of 2: http://youtu.be/fDXUZjOqtzo?list=UUMOAF-h9EzUda6M6_njLlTQ
FICHA TÉCNICA:
Título: Guerra ao Drugo
Diretor Geral de Criação: Marcello Serpa
Criação: Marcello Serpa, Pernil, Andre Gola
RTVC: Vera Jacinto, Rafael Motta, Diego Villas Bôas
Produtora: Vetor Zero/Lobo
Direção: Gabriel Nóbrega
Diretor de arte e assistente de direção: Diego Coutinho
Fotografia: Alexandre Elaiuy
Atendimento Produtora: Roberta Reigado, Thais Lopes
Produção Executiva: Alberto Lopes, Sergio Salles, André Rosa
Finalização: Vetor Zero/Lobo
Produtora de som: Raw Audio
Produtor: Hilton Raw, Fernando Forni
Atendimento produtora: Pity Lieutaud, Robério Barbosa
Atendimento: Carolina Derra
Aprovação: Ilona Szabó, Rebeca Lerer e Joanna Guinle