Há uma coisa que nunca para de evoluir: a publicidade. Um comercial criado há dois anos já está velho, pois os hábitos e a linguagem não param de mudar, de se renovar. Hoje, a publicidade é chamada de comunicação, já que envolve muito mais do que criar e fazer campanhas publicitárias. Seguindo este conceito a Agnelo ampliou espaços, com novas sedes em São Paulo e Brasília, para integrar departamentos-chave, e extinguiu de vez as barreiras entre o on e o off-line, fazendo com que a mídia on-line integrasse seus trabalhos.
De acordo com Agnelo Pacheco, Presidente e Diretor de Criação da agência, esta mudança começou há oito anos, quando a Agnelo criou os núcleos de inteligência – células de atendimento formadas por profissionais de atendimento, mídia, criação e planejamento; melhorando a relação com os clientes, que passaram a se integrar no trabalho realizado. “Estabelecemos metas para que as campanhas oferecessem resultados ainda melhores para os anunciantes; valorizando o planejamento no passo a passo de cada campanha, e finalmente chegando ao ponto ideal de uma agência: o de pensar criativamente em todas as áreas, como planejamento, mídia, produção gráfica e eletrônica e, logicamente, na criação off-line e on-line”, declara o publicitário.
Além de renovar todo seu parque de informática, a Agnelo fortaleceu o sistema de vídeo conference entre São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Por este sistema, os três escritórios podem se reunir para discutir, em conjunto, campanhas, planejamentos e caminhos criativos para cada trabalho. Tudo através de telões integrados, formando uma grande sala de reuniões entre os setores das agências. “Não é raro acontecer reuniões de pré-produção de comerciais de TV, por exemplo, com os clientes em uma ponta, Brasília, São Paulo e Rio, e o pessoal de produção em outra ponta. Tudo isso agiliza o processo de produção, evitando deslocamentos que oneram o preço final de um comercial”, afirma Agnelo Pacheco.
Segundo o publicitário, todo este empenho levou à criação de uma nova Agnelo. “Com todo o processo de modernização que vive a agência, era hora de ter uma nova marca, que procura refletir este novo posicionamento, com foco na integração maior com os clientes. Nós fomos a agência que fez a campanha da nova marca da CAIXA, que se rotulava Caixa Econômica Federal, e sabemos a importância e o cuidado para se mudar uma marca.”
Após alguns anos de atuação, o nome da agência passa a ser o mesmo pelo qual ela é conhecida no mercado: AGNELO. “As pessoas falam: ‘Eu trabalho na Agnelo’, ‘Este comercial é da Agnelo’, ‘Minha agência é a Agnelo’. Portanto, não fazia mais sentido usarmos o nome completo. Alteramos, então, a logomarca para traduzir uma mudança muito maior nas operações da agência”, conclui.
O publicitário revela que cada campanha que a Agnelo coloca nas ruas é resultado de mais de oito campanhas descartadas pela própria agência, que passou a exigir muito mais talento em cada trabalho realizado. “Os clientes, maiores beneficiários, sentiram esta mudança para muito melhor. E com todas estas mudanças, toda a modernidade que uma agência precisa ter hoje”, finaliza Agnelo Pacheco.