Pela primeira vez, o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions contará com um painel dedicado às agências independentes brasileiras. A sessão intitulada “Independent and Bold: The New Age of Boutique Agencies in Brazil” mostrará como essas agências estão revolucionando o cenário publicitário, com destaque para o Brasil como “País Criativo do Ano”.
“A verdadeira força das agências independentes está nas ideias. Mais do que estruturas ou tamanho, é a potência criativa, aliada à inteligência estratégica, que constrói valor real hoje. Vivemos um novo ciclo onde clientes buscam conexão, profundidade e relevância — não apenas escala. Acreditamos que a evolução da comunicação nasce de relações mais humanas, com marcas e agências como parceiros criativos e transformadores. Ideias de times mais livres, próximos e conectados à cultura geram impactos genuínos e duradouros. Essa liberdade com responsabilidade nos torna mais relevantes, mais ágeis e preparados para o futuro e para as marcas do amanhã”, destaca Guilherme Jahara, fundador e co-CCO da Dark Kitchen Creatives.
O Cannes Lions, realizado anualmente na cidade francesa, é considerado o evento mais prestigioso das indústrias criativa e publicitária globalmente, atraindo profissionais de todo o mundo para celebrar as melhores campanhas, tendências e inovações da comunicação.
O painel será realizado no dia 19 de junho e reunirá nomes de destaque como Davi Cury (BPool), Guilherme Jahara (Dark Kitchen Creatives), Luciana Haguiara (Nation) e Felipe Silva (Gana).
Na sessão, os líderes vão debater como essas boutiques criativas desafiaram as normas tradicionais da publicidade nos últimos cinco anos, conquistando grandes contas, entregando soluções culturalmente relevantes e provando que a independência impulsiona a inovação e a criatividade. Além disso, abordará como a flexibilidade estrutural e a proximidade com os clientes estão definindo um novo modelo de negócio — mais ágil, criativo e competitivo financeiramente.
Entre os temas abordados estarão:
· Quais são as vantagens de trabalhar com agências independentes?
· Como as agências criativas podem ser mais flexíveis e ágeis para fazer um trabalho culturalmente mais relevante?
· Como se manter competitivo como uma agência independente no Brasil?
“A BPool sempre acreditou na força das agências independentes. A consolidação dos últimos anos confirma que escolhemos o caminho certo ao criar a plataforma. Se antes as grandes marcas buscavam as independentes apenas para projetos menores, hoje muitas delas conquistaram um prestígio igual ou até superior ao das grandes holdings. Nesta sessão em Cannes, nosso papel é reforçar como esse mercado é vibrante do ponto de vista de negócios — e cada vez mais estratégico para as marcas”, afirma Davi Cury, Sócio e Head de Operações e Cultura da BPool.
“Se destacar exige clareza e relevância. Agências independentes são mais competitivas quando combinam posicionamento forte, criatividade conectada à cultura e agilidade. Na Nation, escolhemos trabalhar com marcas que compartilham nosso compromisso com a regeneração ambiental e o impacto social positivo. Propósito não é estratégia — é a nossa base”, destaca Luciana Haguiara, Fundadora e CCO da Nation.
Para Felipe Silva, sócio-fundador e Co-CCO da Gana, as agências independentes têm uma força única: mergulhar na cultura, entender a pluralidade e construir conexões verdadeiras entre marcas e pessoas. “Não queremos replicar modelos das holdings, mas reforçar o que nos torna autênticos. Na Gana, a nossa autonomia, combinada com estratégia, criatividade e proximidade, é o que nos permite inovar, crescer e conquistar nosso espaço”, pontua.
