A segunda edição do Censo de Diversidade das Agências Brasileiras, realizada pelo Observatório da Diversidade na Propaganda (ODP) em parceria com a Gestão Kairós, constatou que houve uma diminuição de mulheres pretas no quadro geral das agências de publicidade. Caiu de 21%, em 2023; para 17%, no ano passado. A proporção de mulheres pretas também diminuiu conforme a hierarquia: gerente (13%), diretoria (6%) e CEO (3%).
A diversidade tornou-se um dos maiores ativos das agências de publicidade, sobretudo enquanto catalisadora da inovação e da criatividade. Embora o cenário atual permaneça desafiador no tocante à inclusão, por outro lado ele tem gerado iniciativas inspiradoras. Agência de comunicação da holding The 365 Group especializada em brandformance, a Mootag tem se destacado não apenas pela excelência em ações de branding e performance, mas pela abordagem afirmativa em relação à diversidade. A pluralidade da equipe é um componente essencial do DNA da agência.
Diretora de pessoas e partner da holding The 365 Group, Vanessa Andrade é um exemplo inspirador de empoderamento. Mulher preta em posição de liderança, ela representa a diversidade não apenas em termos de gênero e raça, mas também como uma defensora ativa da inclusão na agência. Vanessa enxerga a própria trajetória como um exemplo do que é possível conquistar quando se cria espaço para a diversidade nas lideranças. Para a diretora de pessoas, estar à frente de uma área tão importante dentro do grupo não é apenas uma conquista pessoal, mas também uma forma de motivar.
“Uma mulher preta em posição de liderança acaba sendo uma inspiração para as demais. A mensagem que fica é: ‘eu também posso’. Me orgulho por ser uma em cargo de direção. Ao longo da minha carreira, estudei, me preparei e fui abraçando as oportunidades. Também tive a felicidade de encontrar empresas que apostaram no meu potencial. Por outro lado, infelizmente, sou uma exceção. As empresas precisam criar mais vagas afirmativas para mudar esse cenário”, afirma.
Vanessa Andrade enfatiza que, na Mootag, a diversidade é tratada de forma estratégica, com um olhar interno e externo, para garantir que os recrutamentos sejam feitos levando em consideração tanto o perfil técnico necessário para a função quanto a representatividade da sociedade. “Procuramos oferecer oportunidades a quem não as teria. A diversidade é rica em todos os aspectos: para a nossa operação, e, principalmente, para os nossos colaboradores”, destaca a diretora de pessoas.
Diversidade como motor da criatividade
Outro exemplo de como a pluralidade é valorizada na Mootag é Gustavo Peres, gerente de criação da agência. Homem gay, Gustavo acredita que a publicidade deve refletir a realidade plural da sociedade, e que o ambiente de trabalho deve ser inclusivo para que a criatividade flua livremente. O gerente de criação afirma que o mercado tem avançado nesse sentido, mas que ainda há muito trabalho pela frente.
“É evidente a evolução do mercado de trabalho em relação à diversidade. No início da minha carreira, vivenciei situações com comentários e microagressões que hoje, no ambiente onde estou inserido, não seriam tolerados. Ainda assim, é um processo gradual, e sigo desejando mais avanços e diversidade”, diz Gustavo, refletindo sobre a mudança de atitude que tem acontecido ao longo dos últimos anos no setor. A fala do gerente de criação ilustra um ponto essencial: a diversidade não é apenas uma meta a ser atingida, mas um processo contínuo de conscientização e transformação cultural no âmbito das agências.
A importância do mix de gerações
Para Roberto Goichman, CEO da Mootag, a diversidade também está intimamente ligada à união de diferentes gerações. Publicitário com décadas de experiência, Goichman acredita que a presença de pessoas de diferentes faixas etárias dentro das agências gera um ambiente único, no qual a inovação e a experiência se complementam.
“A diversidade é boa para o cliente em vários aspectos. Um deles é a mistura de faixas-etárias nas agências, que une experiência e inovação. Posso falar em causa própria: me sinto renovado com a convivência diária com os mais jovens, ao passo que transmito a minha experiência de várias décadas no mercado”, afirma Roberto Goichman, que integra o grupo 50+. Ele acredita que essa troca gera um ambiente criativo e colaborativo, onde todas as gerações têm algo a aprender e a ensinar.
O desafio e o potencial de transformação
A combinação dessas diferentes perspectivas, sob a liderança de profissionais como Roberto, Vanessa e Gustavo, é um exemplo claro de como a diversidade fortalece a agência e seus resultados. Com uma equipe que abrange uma ampla gama de experiências de vida, a Mootag consegue criar campanhas que são mais do que simples ações comerciais: elas são reflexos autênticos de um mundo em constante mudança e evolução.
De acordo com estudos, empresas com equipes diversas têm maior desempenho criativo e geram soluções mais inovadoras. A Mootag está na vanguarda do caminho para um futuro mais inclusivo no mercado publicitário. A aposta na diversidade não é uma tendência passageira, mas um compromisso com um novo modelo de negócios, mais justo e representativo.
Ao dar espaço para as diferentes vozes de seus colaboradores e promover um ambiente de inclusão, a agência não só está criando um impacto positivo dentro do seu escritório, mas também nos consumidores e clientes para os quais desenvolve suas campanhas. Em um mercado publicitário cada vez mais consciente e atento às questões sociais, a Mootag é exemplo de como a diversidade pode e deve ser abraçada não apenas como uma responsabilidade, mas como uma poderosa ferramenta de transformação.
Mootag – Com cultura data-driven e modelo tailor made, a Mootag é a nova agência de comunicação do The 365 Group. Com foco em brandformance, a agência integra as estratégias de branding às ações de performance em entregas customizadas produzidas por um time de alto desempenho.
Comprometida com a imersão completa no negócio do cliente e com a personalização do atendimento, a nova agência oferece ao mercado um menu completo de soluções que vão do suporte em inteligência de dados à mensuração do desempenho de campanhas online e offline, de modo a levar o público a criar boas experiências com as marcas clientes. Business Intelligence, Criação, Mídia, Social Media e CRM são algumas verticais da Mootag.
A nova agência já nasce com a expertise do The 365 Group no atendimento a marcas de peso, como: Acer Brasil, Acer Latam, Hoya, Turismo de Curaçao, Comerc Energia, Trocafone, Midea, Microsoft e Nestlé, dentre outras.
Saiba mais: https://mootag.com.br/