quinta-feira, abril 18, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAgênciasAgência3 lança unidade de negócios de inovação

Agência3 lança unidade de negócios de inovação

Com tecnologia do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e parceria de startups brasileiras, a Agência3 oferece ao mercado uma nova divisão de negócios com o compromisso de levar a inovação a seus clientes. Batizada de Hackerspace3, a unidade inicia as operações a partir desta terça-feira, dia 15, e já tem quatro projetos de open innovation na carteira, sendo desenvolvidos a sete chaves.

Segundo Eduardo Barbato, Vice-Presidente de Estratégia da Agência3, o projeto surgiu da necessidade de ampliar e reinventar o papel da agência de publicidade diante das novas demandas dos clientes. “O negócio comunicação está mudando. Vamos usar a expertise da agência de pensar em ideias para o cliente para desenvolver projetos além da propaganda. Queremos ajudar a criar produtos inovadores que gerem valor para o cliente. Estamos preparando nosso mindset para a comunicação do futuro”, explica Barbato.

O Hackerspace3 vem sendo desenvolvido há um ano e meio e já tem como principal parceiro a Innvent – Innovation & Venture, um grupo de 15 startups, com 200 pessoas, que tem como carro chefe a consultoria de gestão e riscos Elo Group. Além da Innvent, participam do projeto diversas startups, como a SINGU.com, de Tallis Gomes, fundador do Easy Taxi, e novas parcerias em todo o país já estão sendo costuradas.

Segundo Barbato, todos os trabalhos realizados pela nova divisão serão feitos em regime de coworking com alguma startup parceira. A metodologia adotada irá misturar conceitos do “Disciplined Entrepreneurship – 24 Steps to a Successful Startup”, do MIT , e de Human-Centered Design [HCD], da Ideo, para a concepção da ideia. A unidade terá uma equipe fixa de profissionais seniores da agência e das startups participantes do projeto, mas, para cada trabalho, serão formados times de até oito pessoas que contarão também com profissionais de outras áreas da agência e de representantes da empresa contratante.

O passo a passo do trabalho segue toda a metodologia do MIT.  O Pré trabalho começa com uma ideia nascida no cliente, na startup parceira ou na agência. A ideia passa por uma aprovação da equipe fixa da unidade, os chamados mindhackers. Se aprovada, segue para desenvolvimento. “Começamos na ideia e entregamos o protótipo pronto, elencando possíveis “compradores”. O Hackerspace3 não quer levar inovação pela inovação. A unidade tem que gerar negócio novo para o cliente”, garante Barbato.

A parceria com as startups é baseada em uma relação ganha-ganha. Elas entram com suas expertises para contribuir com conhecimento em projetos de inovação para os clientes da agência. E esta, em troca, criará campanhas, desenvolverá posicionamento de marca e auxiliará as startups na estratégia comercial e approach a grandes marcas. Os projetos também serão produzidos em modelo de revenue share.

Para Clovis Speroni, presidente da Agência3, o lançamento da nova unidade representa mais um passo na evolução da agência, que em outubro completa 15 anos. Em 2011, a empresa unificou a área de estratégia ao planejamento e investiu no digital como parte integrada de seu negócio. Agora, diz ele, chegou a hora de um novo salto.

“A inquietude é o nosso maior patrimônio. Estamos vendo que o mercado está efervescente em relação à inovação e sabemos que inovar é essencial para as empresas garantirem vantagem competitiva. Diante disso, não podíamos deixar de participar desse momento. É a evolução natural do pensamento da agência. O Hackerspace3 atenderá todas as empresas. Não é preciso ser cliente da Agência3. O projeto quer contribuir com o processo de inovação no Brasil”, explicou.

A nova unidade será apresentada nesta terça-feira, em evento no Cinépolis Lagoon, no Rio de Janeiro, e no World Trade Center, em São Paulo, no dia 16/9. Os eventos contarão com palestras dos executivos Tallis Gomes, fundados da Easytaxi, e do Roni Cunha Bueno, fundador da Aceleradora Orgânica. Em São Paulo, também haverá a participação do Adriano Silva, autor do livro “O Executivo Sincero”.

Artigos relacionados

Novidades