Com tecnologia do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e parceria de startups brasileiras, a Agência3 oferece ao mercado uma nova divisão de negócios com o compromisso de levar a inovação a seus clientes. Batizada de Hackerspace3, a unidade inicia as operações a partir desta terça-feira, dia 15, e já tem quatro projetos de open innovation na carteira, sendo desenvolvidos a sete chaves.
Segundo Eduardo Barbato, Vice-Presidente de Estratégia da Agência3, o projeto surgiu da necessidade de ampliar e reinventar o papel da agência de publicidade diante das novas demandas dos clientes. “O negócio comunicação está mudando. Vamos usar a expertise da agência de pensar em ideias para o cliente para desenvolver projetos além da propaganda. Queremos ajudar a criar produtos inovadores que gerem valor para o cliente. Estamos preparando nosso mindset para a comunicação do futuro”, explica Barbato.
O Hackerspace3 vem sendo desenvolvido há um ano e meio e já tem como principal parceiro a Innvent – Innovation & Venture, um grupo de 15 startups, com 200 pessoas, que tem como carro chefe a consultoria de gestão e riscos Elo Group. Além da Innvent, participam do projeto diversas startups, como a SINGU.com, de Tallis Gomes, fundador do Easy Taxi, e novas parcerias em todo o país já estão sendo costuradas.
Segundo Barbato, todos os trabalhos realizados pela nova divisão serão feitos em regime de coworking com alguma startup parceira. A metodologia adotada irá misturar conceitos do “Disciplined Entrepreneurship – 24 Steps to a Successful Startup”, do MIT , e de Human-Centered Design [HCD], da Ideo, para a concepção da ideia. A unidade terá uma equipe fixa de profissionais seniores da agência e das startups participantes do projeto, mas, para cada trabalho, serão formados times de até oito pessoas que contarão também com profissionais de outras áreas da agência e de representantes da empresa contratante.
O passo a passo do trabalho segue toda a metodologia do MIT. O Pré trabalho começa com uma ideia nascida no cliente, na startup parceira ou na agência. A ideia passa por uma aprovação da equipe fixa da unidade, os chamados mindhackers. Se aprovada, segue para desenvolvimento. “Começamos na ideia e entregamos o protótipo pronto, elencando possíveis “compradores”. O Hackerspace3 não quer levar inovação pela inovação. A unidade tem que gerar negócio novo para o cliente”, garante Barbato.
A parceria com as startups é baseada em uma relação ganha-ganha. Elas entram com suas expertises para contribuir com conhecimento em projetos de inovação para os clientes da agência. E esta, em troca, criará campanhas, desenvolverá posicionamento de marca e auxiliará as startups na estratégia comercial e approach a grandes marcas. Os projetos também serão produzidos em modelo de revenue share.
Para Clovis Speroni, presidente da Agência3, o lançamento da nova unidade representa mais um passo na evolução da agência, que em outubro completa 15 anos. Em 2011, a empresa unificou a área de estratégia ao planejamento e investiu no digital como parte integrada de seu negócio. Agora, diz ele, chegou a hora de um novo salto.
“A inquietude é o nosso maior patrimônio. Estamos vendo que o mercado está efervescente em relação à inovação e sabemos que inovar é essencial para as empresas garantirem vantagem competitiva. Diante disso, não podíamos deixar de participar desse momento. É a evolução natural do pensamento da agência. O Hackerspace3 atenderá todas as empresas. Não é preciso ser cliente da Agência3. O projeto quer contribuir com o processo de inovação no Brasil”, explicou.
A nova unidade será apresentada nesta terça-feira, em evento no Cinépolis Lagoon, no Rio de Janeiro, e no World Trade Center, em São Paulo, no dia 16/9. Os eventos contarão com palestras dos executivos Tallis Gomes, fundados da Easytaxi, e do Roni Cunha Bueno, fundador da Aceleradora Orgânica. Em São Paulo, também haverá a participação do Adriano Silva, autor do livro “O Executivo Sincero”.