O que parece uma diversão efêmera juvenil é, na verdade, um movimento cultural periférico que está causando uma revolução na cena musical recifense. O “passinho dos Maloka” – como o fenômeno é chamado – é derivado do brega-funk e tomou conta das periferias pernambucanas nos últimos anos, estendendo o sucesso para todo o Brasil. Um ritmo que ultrapassou as barreiras da periferia e conquistou as classes mais altas, dando espaço e conferindo êxito a novos grupos de dança, MCs, influenciadores digitais, eventos, produtores musicais e audiovisuais na capital pernambucana.
“O jovem UNINABUCO é mais que antenado. É aquele que não se intimida com as adversidades, que dá valor às suas origens e dança conforme a música, sobretudo se rolar uma identificação com a sua realidade. Foi por isso que pensamos no universo do Passinho para ilustrar a campanha de captação do Vestibular 2020 da Instituição: para falar de uma marca 100% pernambucana que acredita nesse jovem batalhador, oferecendo as ferramentas necessárias para que ele sonhe com o sucesso profissional e consiga a posição de destaque que merece”, explica Cida Araújo, Gerente de Planejamento da Agência Um.
Através do conceito “UNINABUCO É TOP”, a agência desenvolveu uma campanha divertida, vibrante, colorida e o mais importante: a cara do jovem recifense. Na linguagem popular, “TOP” significa algo que é massa, algo que a gente gosta muito e dá valor.
Com peças para TV, Rádio, Mídia Exterior e projetos de patrocínio em total sintonia com a campanha, a exemplo do “É Pipoco” da Globo – primeiro programa local de entretenimento da Globo Pernambuco voltado para a massa – e o projeto Passinho Arretado na TV Clube/Record TV que, junto com a UM Promo, empresa de promoção da Agência UM, realizou uma competição divertida do ritmo. Uma espécie de batalha realizada dentro da Instituição, destinada a jovens de 16 a 24 anos, que premiou os vencedores deste desafio musical com Bolsas de Estudo da UNINABUCO: tudo televisionado.
E tem mais: no digital, além de posts com linguagem própria do movimento e mídias variadas, a campanha teve alguns projetos diferenciados para a divulgação do conceito “É TOP”, como o filtro de realidade aumentada do Instagram.
A campanha segue na mídia até março de 2020.