A agência SoWhat é a mais nova componente da rede internacional de agências independentes Nostos, lançada em outubro de 2018 e que conecta, atualmente, cerca de 20 empresas do setor de comunicação, inovação e criatividade. Ela se torna a primeira agência da América Latina a compor a rede.
A proposta da Nostos é estabelecer uma comunidade de agências de destaque em seus mercados e áreas de atuação e que, juntas, complementem suas habilidades e expertises. Todas as agências da rede devem compartilhar valores, infraestruturas e ética nos negócios.
“O que nos atraiu na Nostos é que ela prioriza a cultura particular de cada agência, além do jeito de pensar e o bem-estar das pessoas. Estamos felizes com essa parceria que nos dará acesso a know-how e tecnologias de empresas parceiras, possibilitando atuação de forma complementar em projetos relevantes para nossos clientes”, avalia Henrique Lovo, sócio e diretor de estratégia da SoWhat.
Com visão multidisciplinar e modelo não atrelado a formatos específicos de mídia, a SoWhat quer combinar sua visão com o approach das outras agências da rede. Entre as componentes da Nostos são as cinco fundadoras da rede: Conscious Munds, que faz conteúdo e experiências digitais para marcas como Nike, Airbnb e Uber; Straight Line Theory, especializada em design, pesquisa e UX, que atende Target, Apple, Google e 3M; Tellart, empresa de tecnologia que cria experiências para Toyota, Van Gogh Museum, Dubai Future Foundation e S7 Airlines; Dialog Studios, que faz conteúdo para clientes de todos os portes e indústrias; e a Zeus Jones, que cria produtos e marcas para empresas como Nestlé, General Mills, Chipotle, 3M e United Health Group.
A visão da Nostos é que as redes tradicionais de agências e consultorias de hoje não funcionam mais, pois não atendem às necessidades de seus clientes ou das agências que se juntam a elas. Com foco em lucro e monopólio de indústria, elas criam monoculturas com processo e eficiência que se sobrepõem à cultura individual.