Até pouco tempo atrás, um considerável número de moradores de rua de São Paulo abria mão da segurança dos abrigos pelas frias calçadas e viadutos por um motivo nobre: não abandonar seus cães, que não eram aceitos nesses locais. Agora, novas unidades do CTA (Centro Temporário de Acolhimento) aceitam e garantem espaço para os bichinhos, mas, pela desinformação geral, elas continuam com muitas vagas e leitos sem ocupação.
Para mudar essa realidade e impactar esse público extremamente específico, que não tem acesso às fontes tradicionais de informação, a agência nova/sb, especializada em comunicação de interesse público, desenvolveu para a Prefeitura de São Paulo um projeto que transforma um dos espaços mais impensáveis em uma mídia direta e efetiva: os tetos dos viadutos, locais que só os desabrigados enxergam.
A iniciativa convidou grafiteiros da capital paulista para pintar mensagens que chamassem a atenção dos moradores de rua exatamente no momento em que estivessem deitados nesses lugares inóspitos. Para isso, foram escolhidos cinco locais próximos aos CTAs com espaço para cães, com prévios estudos sobre a posição ideal da obra, viabilidade e todas as medidas de segurança.
“Nosso objetivo foi ‘falar’ com essas pessoas na hora em que elas vão dormir. Quando deitam, é esse o cenário que veem: o teto dos viadutos. Estamos utilizando esse espaço público para comunicar uma mensagem de interesse publico. É como criar uma nova mídia, especifica para falar com o morador de rua”, explica Átila Francucci, vice-presidente de criação da nova/sb e idealizador da ação.
Cada um dos artistas participantes – Galo, Randal, Pixote, Thassio e René Muniz – teve total liberdade para desenvolver seu trabalho, tendo como objetivo passar a mensagem de que os moradores de rua e seus cães seriam bem recebidos nos novos abrigos. Além do forte apelo visual e estilo de cada um dos autores, elas traziam informações relevantes sobre endereço, direção e, principalmente, a conscientização de que os cães, agora, também eram bem-vindos.
Assim como qualquer grafite, as obras ficarão disponíveis por tempo indeterminado, dependendo de diversos fatores externos e alheios ao controle público. O objetivo é que cada vez mais pessoas em situação vulnerável e seus cães possam dormir com muito mais conforto, segurança e dignidade.
Assista ao filme da campanha:
Ficha Técnica:
Cliente: PMSP
Produto: SGM 2018
Título: Sendo Visível
Duração: 2’
Diretor de criação: Átila Francucci
Redator: André Pessoa
Diretor de arte: Caio Grafietti
Planejamento: Sérgio Silva, Debora Weinberg, Luciana Garcia e Lucas Quinelato
Produtora de filme: Digital 21
Direção: Vitor Amati
Produção Executiva: Rodolfo Patrocinio
Direção de Fotografia: Vitor Amati
Coordenação de produção: Equipe Digital 21
Finalização: Equipe Digital 21
Pós-produção: Equipe Digital 21
Atendimento: Murilo Prado
Produtora de som: Saxofunny
Maestro: Zezinho Mutarelli
Atendimento: Camila Madio
RTVC: Anna Böhm e Thais Castrioto
Atendimento: Ana Rangel, Karina Meneses e Ana Paula Galhardo
Mídia: David Chalub, Katia Badamo, Thyessa Benincasa e Luiza Pereira
Aprovação do cliente: Secretaria Especial de Comunicação
Data de produção: Abril/2018
1ª veiculação: Abril/2018