Nesta sexta-feira (15), a Leo Burnett Worldwide publicou suas 31as previsões para o Festival Anual de Cannes, prevendo os TOP 20 concorrentes, à frente do 65° Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, a premiação mundial de maior prestígio do setor. O festival será realizado em Cannes, França, entre 18 e 22 de junho de 2018.
As previsões anuais da Leo Burnett para o Festival têm um histórico de quase 85% de precisão na previsão de campanhas com forte probabilidade de ganhar o cobiçado Leão. A lista tem a curadoria do Presidente Executivo da Leo Burnett Worldwide e do Diretor Criativo Global, Mark Tutssel. Nesse ano, Tutssel retornará como presidente do júri de Cannes pela quinta vez, presidindo o júri inaugural do recém-criado Sustainable Development Goals Lions [Lions dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável].
“É um ano incrível de mudanças em Cannes, com categorias de prêmios recém-simplificadas que nos permitirão estar mais focados do que nunca em reconhecer a ousadia na criatividade”, disse Tutssel. “À medida que a indústria muda, bem sob nossos olhos, é importante que façamos uma pausa para reconhecer as ideias realmente inovadoras e as pessoas brilhantes que estão criando um trabalho que gera resultados empresariais impactantes e que, em alguns casos, contribuem com a melhoria da humanidade.”
A lista de Previsões de Cannes é uma compilação de uma avaliação que resume um ano de trabalho de cada marca e que reflete as tendências globais que alimentam a indústria. Neste ano, quem brilhou foram as cinco tendências abaixo:
Episódios que levam ao épico:
O épico nunca sai de moda. Basta ver blockbusters como “Nothing Beats a Londoner“, da Nike, ou “It’s a Tide Ad“, da P&G Tide, ambos são fortes candidatos ao Film Lions. Cada anúncio, brilhantemente executado, uniu pequenas histórias em narrativas que causaram um impacto cultural sísmico.
Filmado em 16 mm para capturar a essência da cidade, o “Nothing Beats a Londoner” da Nike selecionou mais de 250 residentes reais, incluindo atletas famosos e celebridades para mostrar o esforço tamanho que esportistas londrinos têm que fazer.
A P&G Tide ganhou o Super Bowl este ano com sua série de anúncios autorreferenciais que acabou sendo hilária para a Tide. Mais de uma dúzia de spots foram agrupados em quatro intervalos que ajudaram a alavancar #TideAd como a hashtag mais influente, além do jogo em si.
Narrativa humana:
A emoção da narrativa humana e a potência atemporal de momentos significativos capturados em filmes estão se expandindo na coletânea deste ano. Conversas entre pais e filhos são o tema de dois favoritos: um apresenta uma pequena fase da vida, o outro um diálogo mais difícil.
“Mum’s Birthday” da Cadbury mostra uma menina que quer comprar uma barra de chocolate para a mãe. Na lojinha da esquina, ela só consegue dar como pagamento as coisinhas que carrega no bolso e em contrapartida recebe um gesto carinhoso de gentileza.
Em “The Talk” da P&G, vemos pais negros – ao longo dos tempos – conversando, de forma doída, com seus filhos sobre como é difícil crescer num país onde as pessoas não são tratadas igualitariamente. É um filme comovente e sua mensagem é poderosa, ainda mais pelo fato de o filme não mostrar nenhum produto.
Visual espetacular:
Cor caleidoscópica, charme e inteligência se combinam numa comunicação alegre, outro tema da coletânea deste ano. Produção incrível, direção de arte e execução impecáveis são marcas de dois favoritos, cada um com metáforas visuais deslumbrantes.
Em “Clowns,” da Audi, uma trupe de farristas causa vários estragos no meio da estrada. Apesar dos perigos que eles causam para os motoristas, a tecnologia em seus veículos Audi supera habilmente as artimanhas, provando que a marca é “à prova de palhaços”.
Em “Welcome Home,” o som envolvente do alto-falante HomePod da Apple ganha vida com uma performance espetacular da cantora e compositora FKA Twigs e da direção impecável do inimitável Spike Jonze. Chegando em casa depois de um dia triste, ela canta uma música e o interior da sua casa se torna um país das maravilhas diversificado, que vai mudando de forma. De forma incrível, o filme foi feito usando muito poucos efeitos de CGI, contando com um sistema hidráulico sofisticado que movimentava o set.
Tópico & Tático:
A agilidade nunca foi tão importante para os marketeiros modernos, e a coletânea de trabalhos deste ano demonstra que as marcas estão mantendo o ritmo, aproveitando momentos e cultura em tempo real, explorando oportunidades táticas como nunca antes.
“Now or Never” da Orange Telecom se aproveita da febre da Copa do Mundo e da longa seca da equipe egípcia, com a Burger King num esforço promocional, explorando nosso medo coletivo de palhaços; as marcas só têm a ganhar quando acompanham a velocidade da cultura.
Dois outros favoritos transformaram problemas em vantagens. A KFC pode ter a primeira peça de comunicação de crise a conquistar o cobiçado Leão, graças à sua brilhante resposta: “FCK” o Reino Unido ficou sem frango. A Downtown Records explorou um problema tecnológico com o Facebook Live para criar um videoclipe engenhosamente simples e hipnótico para a banda indie The Academic em “Live Looper”.
Espontaneidade e Personalização:
Neste ano, o esforço generalizado da indústria voltado à personalização, se manifesta de várias maneiras. Da tecnologia que empodera pessoas (e seus animais de estimação) a tirar a foto perfeita, a um esforço sombrio que coloca os rostos de vítimas reais de opióides, cada vez mais vemos trabalhos que impactam através do espontâneo e do pessoal.
“Snaptivity App” da Snaptivity alavancou a infraestrutura das câmeras, capacitada por IA e montada nos estádios para oferecer fotos exclusivas aos fãs, capturadas em momentos chave durante os jogos de futebol. Na Nova Zelândia, a Pedigree entrou no negócio de acessórios para celular com o “Pedigree SelfieSTIX”, um dispositivo idealizado para segurar um petisco de cachorro para chamar a atenção do cão na hora de tirar a selfie perfeita.
O “Prescribed to Death” do Conselho Nacional de Segurança apresentou imagens em 3D de cada uma das 22 mil pessoas que morreram de overdose medicamentosa nos EUA, esculpidas em pílulas individuais que foram apresentadas numa exposição bem sombria. A instalação deu cara à epidemia de maneira verdadeiramente inesquecível.
Por fim, a Skittles levou a personalização a novos patamares com o sucesso do Super Bowl, “Exclusive The Rainbow”. Três semanas antes do Super Bowl, a marca anunciou que iria customizar – e depois exibir – o seu anúncio para apenas uma pessoa, Marcos Menendez. Os outros poderiam participar da transmissão via Facebook Live, no intervalo, e durante essa transmissão os espectadores poderiam assistir à reação de Marcos, mas não ao anúncio real, que, no entanto, se tornou o mais falado de todos os tempos, da Skittles.
Confira a lista completa dos Top 20 competidores em Cannes:
- P&G Tide “It’s a Tide Ad” // P&G (USA)
- Nike “Breaking2” // Wieden + Kennedy (Portland USA)
- Orange Telecom “Now or Never” // FP7/CAI (Cairo, Egito)
- KFC “FCK” // Mother (Londres, RU)
- Palau Legacy Project “Palau Pledge” // Host/Havas (Sidney, Austrália)
- National Safety Council “Prescribed to Death” // Energy BBDO (Chicago, USA)
- EDEKA “The Most German Supermarket” // Jung von Matt (Hamburgo, Alemanha)
- Downtown Records “Live Looper” // BBDO (Nova York, USA)
- Audi “Clowns” // Audi (UK)
- The Times “JFK – Unsilenced” // Rothco – Accenture Interactive (Dublin, Irlanda)
- Mars Wrigley Confectionary – Skittles “Exclusive the Rainbow” // DDB (Chicago, USA)
- Cadbury “Mum’s Birthday” // VCCP (Londres, RU)
- IKEA “The Human Catalogue” // IKEA (Cingapura, Cingapura)
- Snaptivity “Snaptivity App” // R/GA (Londres, RU)
- Apple HomePod “Welcome Home” // TBWA/Media Arts Lab (Los Angeles, USA)
- Burger King “Scary Clown Night” // LOLA MullenLowe (Madrid, Espanha)
- LADBible & Plastic Oceans “Trash Isles” // AMV BBDO (Londres, RU)
- Mars NZ – Pedigree “Pedigree SelfieSTIX” // Colenso BBDO (Auckland, Nova Zelândia)
- P&G “The Talk” // BBDO (Nova York, USA)
- Nike “Nothing Beats a Londoner” // Wieden + Kennedy (Londres, RU)