Diversas pesquisas mostram que a liderança nas agências de publicidade ainda é formada, majoritariamente, por homens. Segundo o Censo de Diversidade das Agências Brasileiras 2023, as agências são lideradas por 50,2% de homens e 49,8% de mulheres.
Mas, na Gutta, uma agência full service especializada no mercado de saúde, farmacêutico e bem-estar, o cenário é outro. Dentre seus mais de 45 colaboradores, a agência tem seus cargos de liderança ocupados prioritariamente por mulheres, totalizando 75% dos líderes. Na diretoria de criação, existe ainda um cenário que se contrapõe a todo mercado com 100% composta por mulheres, além das gerências de contas que contam com 100% de liderança feminina.
A agência acredita que em um ambiente diverso é necessariamente um ambiente mais criativo, e mulheres entram com backgrounds que permitem promover mais versatilidade na entrega de soluções.
A empresa, que vem se consolidando no mercado publicitário e em constante crescimento, desenhou um modelo de negócio inovador. Além da grande expertise no marketing de saúde, a Gutta busca políticas afirmativas internas de diversidade e inclusão, o que reflete diretamente no trabalho e na entrega para o cliente, e ainda mais importante, conta uma história diferente das demais agências do mercado.
“Ao ter mulheres ocupando espaços de liderança e criatividade também conseguimos propor cenários que viabilizem mudanças de abordagem e mais possibilidades em termos de representatividade e empoderamento, abrindo ainda mais oportunidades para fomentar a inclusão não apenas no dia a dia da agência, mas também nas campanhas e soluções propostas, reforçando sempre o mote da Gutta: somos humanoinspiração”, destaca Ana Lima, Diretora de Planejamento & Conteúdo.
Para os fundadores da Gutta, Lucas Justo e Stephano Audi, faz parte da premissa institucional da empresa. “Desde que criamos a Gutta, nossa cultura e valores sempre valorizaram a igualdade entre profissionais. Buscamos pessoas que estão em linha com a nossa cultura e valores, e em um cenário onde muito se diz ‘independente de gênero’ buscamos ir na contramão reforçando contratações positivas.”, destaca Stephano Audi.
“Nossa política afirmativa de inclusão está voltada a pretos, trans e outras minorias em busca de conseguir democratizar as oportunidades de acesso. A busca por um ambiente mais inclusivo e diverso é um dos pilares de atuação da Gutta, afinal o desempenho em saúde exige uma visão tão diversa quanto humanizada”, complementa Lucas Justo.