Com um crescimento de 9% no faturamento em 2021 em relação a 2020, a Savannah Comunicação Corporativa, de São José dos Pinhais (PR), destacou-se novamente no cenário nacional, mesmo durante esse período de estagnação da economia. A empresa, fundada em 2004, conquistou pelo segundo ano consecutivo o título de maior agência de comunicação corporativa do Paraná, de acordo o Anuário da Comunicação Corporativa 2022 – editado pela Mega Brasil, com o apoio da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) e da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) – que traz, entre outros dados, o ranking das maiores empresas do ramo no Brasil.
A agência da região metropolitana de Curitiba foi, novamente, a única paranaense a figurar entre as 50 maiores do país, disputando posições nos rankings até com os megagrupos internacionais de comunicação. As conquistas foram em ambos os quesitos apurados: faturamento, com a 42ª posição nacional, e tamanho de equipe, com o 18º lugar. “O Paraná aparece no anuário como o quarto Estado com o maior número de agências do Brasil e não tinha nenhuma empresa entre as 50 maiores”, destaca Michel Rodrigues, presidente da Savannah Comunicação Corporativa.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento médio de empresas do setor de informação e comunicação em 2021 foi de 9,4% sobre um período de queda de -1,6%, em 2020 – ou seja, um período de perda, para a entrada em uma fase de recuperação de mercado. No mesmo período, a Savannah cresceu 9% sobre um crescimento anterior de 16% em 2020. “Nosso indicador desacelerou em 2021. Depois de 63% de crescimento em 2019 e de 16% em 2020, crescemos 9% no ano passado. Ainda assim, considero o número excelente por conta de nossa trajetória”, avalia Rodrigues. No ano passado, a empresa faturou mais de R$ 5,7 milhões e terminou o ano com uma equipe de 87 colaboradores, números que garantiram os destaques nacionais para a agência paranaense.
Considerada uma das empresas com a maior expertise em atendimento Sebrae do Brasil – a Savannah tem em seu histórico atendimento ao Sebrae de Mato Grosso, Alagoas, Rondônia, Paraíba e Paraná -, a agência viu aumentar seu faturamento no último ano no atendimento ao setor privado. “Após sete meses de queda no atendimento a este segmento no ano passado, viramos o jogo em agosto e, com isso, o último quadrimestre de 2021 garantiu um crescimento de 12% no faturamento da agência com as contas privadas”, conta Rodrigues.
Diferencial
O anuário de Comunicação Corporativa 2022 traz vários rankings com as maiores agências do país e, neste ano, atualizou o censo que apontou a existência de 887 agências atuando oficial e regularmente no mercado. Nesse cenário nacional, a Savannah Comunicação Corporativa subiu uma colocação em relação ao número de colaboradores. No ano passado, a agência ocupava a 19ª posição. Em relação às agências do Sul, a diferença para a primeira colocada diminuiu. Atualmente, a Savannah tem apenas três colaboradores a menos que a primeira colocada. No ranking do ano passado, a diferença era de 13 colaboradores. Já no Paraná, a liderança se mantém com larga vantagem. Quando o assunto é faturamento, a agência são-joseense é 55% maior que a segunda colocada e, com seus 87 colaboradores, supera praticamente em três vezes a segunda e a terceira colocadas, com 35 e 26 colaboradores cada, respectivamente.
Um dos grandes diferenciais da Savannah nestes dois últimos anos foi sua experiência anterior à pandemia com o home office, para poder atuar em diferentes Estados onde mantém clientes, além da remodelação administrativa e modelo de gestão, implementados a partir de 2019, com a criação de um grupo gestor, que decide de forma colegiada os rumos da empresa. “A aposta na descentralização das operações da agência, ainda no ano de 2015, e as mudanças gerenciais que deram força e experiência para a empresa crescer, tanto em faturamento quanto no número de colaboradores. Quando o mundo todo precisou se adaptar ao trabalho remoto, nós já estávamos preparados e navegando à frente da concorrência, com a equipe alinhada e produtiva nesse formato”, acredita o executivo.
Atualmente, a Savannah possui 87 colaboradores e 57 clientes, distribuídos por 11 Estados, em todas as 5 regiões do Brasil.
Para conferir o Anuário da Comunicação Corporativa 2022 basta acessar o link: https://www.virapagina.com.br/megabrasil/anuario2022/.