A agência de comunicação Blue Box é a responsável pela programação visual da marca A Esquina, novo conceito de loja de conveniência para os postos de combustíveis e serviços da ALE. O projeto foi desenvolvido em parceria com a equipe da companhia.
Para a nova franquia, que faz uma referência ao conceito de “esquina mágica” para o consumidor, a agência criou uma identidade visual com destaque para as cores roxa e laranja. “São cores análogas ao azul e vermelho característicos da ALE, o que traz conforto visual e harmonia ao complexo do posto de combustíveis. A nova marca cumpre seu papel de ser impactante e ter personalidade própria”, conta Luis Meira, diretor de criação da Blue Box.
Segundo ele, a identidade visual da nova marca visa vencer dois desafios. “Queríamos uma identidade que não passasse despercebida, tornando-se ‘paisagem’ no posto, mas também que não trouxesse uma ruptura muito grande com o padrão visual já consolidado pela ALE”, complementa.
Navegação guiada
Diferentemente das lojas de conveniência tradicionais, A Esquina possui o conceito de “navegação guiada”, em que o cliente percorre um trajeto sugerido (há uma entrada e uma saída), passando por “estações”. O projeto, desenvolvido pela A Quadrado -escritório de arquitetura e design-, facilita a localização das categorias de produtos e a lógica de compras.
O trajeto é marcado pela iluminação de teto, direcionando o cliente a percorrer o caminho. O espectro de cores também reflete as áreas de produtos. Roxo para os frios, como bebidas e alimentos “to go” refrigerados, até a área de padaria, com produtos quentes, na cor laranja. “A loja se apresenta como solução para diversas jornadas de consumo diferentes. Desde aquele consumidor que tem pressa até aquele que quer se sentar e fazer uma refeição”, afirma o executivo de Operações de Varejo da ALE, Frederico Amorim.