Um dos principais influenciadores na área de medicina no Brasil, o médico e escritor Drauzio Varella protagoniza campanha de conscientização sobre a importância do uso de máscaras promovida pela Todos pela Saúde, iniciativa criada pelo Itaú Unibanco para combater o novo coronavírus e seus efeitos sobre a sociedade brasileira.
A Africa, agência escolhida para criar todas as campanhas de divulgação dos projetos realizados pela aliança, assina o vídeo manifesto lançado no último domingo (26), em que Drauzio apresenta o projeto, fala da importância da união de todos para superar este momento e também faz um apelo para que a população use máscara protetora ao sair de casa.
A campanha também contará com uma série de conteúdos nos quais Drauzio irá responder a dúvidas sobre a necessidade de cobrir nariz e boca durante as interações sociais. Com base em pesquisas, as perguntas foram mapeadas pela Africa e também sugeridas pelo próprio médico. Estão previstos cerca de 20 vídeos com informações didáticas sobre como se proteger usando a máscara, por que ela é necessária, como manuseá-la e higienizá-la e os tipos mais adequados e seguros, entre outras dúvidas.
Algumas das perguntas serão feitas por grandes influenciadores, que assumem assim a missão de alcançar o grande público e conscientizar as pessoas sobre a importância de todos cobrirem nariz e boca em suas interações sociais. O primeiro vídeo a ser exibido já traz as indagações dos famosos. Em pílulas que serão publicadas em seguida, doutor Drauzio as responde, uma a uma. Os conteúdos serão exibidos em TV e na mídia digital e estreiam nesta terça-feira (28).
O uso de máscaras passou a ser recomendado para toda população nas últimas semanas pelo Ministério da Saúde. A medida alinha-se aos estudos médicos recentes que comprovam a alta capacidade de transmissão também entre pessoas assintomáticas, tornando indispensável o uso da máscara de proteção mesmo para quem não apresenta febre, tosse, dor de cabeça ou de garganta.
O movimento de incentivo ao uso de máscaras conta com diversas frentes, que incluem ações com influenciadores, formadores de opinião e mídia exterior.
Assista: