Como parte das movimentações estratégicas desde o anúncio da nova temporada da Africa Creative, com a volta da sociedade de Márcio Santoro e Sérgio Gordilho, a agência anuncia agora uma reestruturação na área exclusiva de design, com intuito de reforçar as entregas e expandir as estratégias de criação dos clientes da agência, considerada uma das maiores do país.
A área será liderada por uma dupla já conhecida no mercado de publicidade: Bruno Valença (na agência há 16 anos) e Hugo Aranha (que retorna à agência depois de nove anos). Ambos compartilharam parcerias de sucesso no passado na própria Africa e estão se unindo mais uma vez oferecer ainda mais entregas de excelência para todos os clientes da Africa Creative no que diz respeito a identidade visual e craft, como um braço especial de criação, dando ainda mais valor em campanhas e ações especiais por meio da estética e funcionalidade.
Neste novo momento da área, Aranha permanece morando em Nova Iorque, onde reside há seis anos, e trará um olhar ainda mais antenado sobre tendências e tecnologia, facilitando assim a ponte entre o que há de mais atual no universo de designer lá fora e o Brasil.
“Desde o seu início, a Africa sempre se inspirou na beleza da expressão cultural brasileira e na reputação de renomadas agências como DPZ e Almap, que contribuíram para a nossa fama global de craft. Bruno e Hugo desempenham um papel fundamental ao liderar a Africa Creative, posicionando-se como os principais defensores do nosso compromisso em manter a fama estética na indústria e também na constante ambição por elevar os padrões de qualidade visual. Porque ficar parado não é coisa da Africa.”, comenta Sergio Godilho, CCO da Africa Creative
Natural de Recife e com grande parte de sua juventude em Salvador, Bruno Valença já acumula 16 anos de Africa. Sua jornada começou como Designer assistente, evoluindo até se tornar Head of Design/ECD da agência. Ele desempenhou um papel crucial no crescimento da empresa, contribuindo para marcas renomadas como Vivo, Budweiser e Heinz. Valença também já colaborou com Aranha em projetos de branding e design, além de acumular diversos prêmios prestigiosos, incluindo Cannes Lions, D&AD, Clio e El Ojo.
Enquanto que Hugo Aranha é natural de Natal e, entre idas e vindas, acumula sete anos de Africa. Aranha tem uma longa atuação como diretor de arte em comunicação institucional e marketing político nacional e internacional, além de também acumular experiência como designer em projetos nos Estados Unidos e América Latina. Seu primeiro ciclo na Africa ocorreu em 2005, contribuindo para projetos com marcas renomadas como Brahma, Budweiser, Itaú e Vivo. Na metade deste ano, Aranha recebeu um convite enquanto reside em Nova Iorque para voltar às suas raízes na África, restabelecendo a bem-sucedida parceria com Bruno Valença.
“Acredito firmemente que o design, branding e o craft não são apenas skills criativas; mas sim peças essenciais que desempenham um papel fundamental no impulsionamento do sucesso de uma marca. Agências que colocam ênfase nesses elementos, como a Africa volta a fazer neste momento, compreendem o poder que possuem na formação das percepções do consumidor”, afirma Valença.
“A nossa idéia é criar um novo momento dentro da criação, com um time focado mais no design e com ambição de fazer uma entrega ainda mais completa para os clientes da Africa, e claro, com a excelência criativa e de craft que sempre foram a marca da Africa”, complementa Aranha.
Aranha vai atuar de forma remota em Nova Iorque, criando assim uma base para a Africa Creative no epicentro da inovação e de referência em design e comunicação visual. Essa nova fase promete abrir novos horizontes para a Africa Creative, única agência brasileira por três anos consecutivos no Top 10 Agências mais premiadas do mundo no festival de Cannes, permitindo que eles ofereçam soluções de design com uma perspectiva global, ao mesmo tempo em que mantêm suas raízes criativas brasileiras.