Africa Creative, uma das agências mais criativas do mundo, anuncia a AfricaCreativeTech, seu novo hub focado em integrar tecnologia de ponta aos processos da agência – com foco em eficiência, escala e inovação constante em tecnologia.
Para liderar essa operação, a agência anuncia a chegada de Bruno Mosconi como novo CTO (Chief Technology Officer). A decisão da agência reflete a crescente importância da tecnologia na estratégia da Africa Creative, especialmente no que diz respeito ao uso de automações e inteligência artificial para otimizar processos criativos e de produção. A agência, que já foi pioneira ao contar com um CTO no passado, agora foca sua operação de tecnologia em Inteligência Artificial, acompanhando a evolução do mercado e fortalecendo sua atuação nesse campo.
“Africa tem uma área de Inteligência Artificial muito forte e estamos investindo cada vez mais. A tecnologia é nossa aliada e deve ser utilizada para agilizar processos, colher informações e, o mais importante, interpretar dados. Ela não vai substituir as pessoas, mas sim empoderar a criatividade, que é o fator que move nossa indústria e faz parte do DNA da Africa. A inauguração da AfricaCreativeTech com a chegada do Bruno reforça que queremos utilizar a tecnologia como um vetor para aumentar a produtividade e ir além dos limites da criatividade”, afirma Sergio Gordilho, sócio, copresidente e CCO da Africa Creative.
Com 35 anos de carreira e 28 deles dedicados ao mercado publicitário, Bruno Mosconi tem uma vasta experiência em empresas de renome. Antes de assumir a posição de CTO na Africa, ele atuou como Diretor de Tecnologia e Performance na Wunderman, Manager Director da Proximiy Brasil; Manager Director da iProspect Brasil e Head de Performance e Dados na Almap. Sua jornada na tecnologia começou aos 14 anos, quando iniciou sua carreira como programador e pesquisador na USP, desenvolvendo sistemas de ensino à distância.
Na nova função, Mosconi assume a liderança da AfricaCreativeTech com uma missão clara de levar ferramentas poderosas para a criação, operação e entrega, conectando dados, automação e inteligência artificial de forma prática e integrada ao dia a dia. A AfricaCreativeTech também será responsável por impulsionar a agenda de inovação da agência, explorando novas aplicações de tecnologias emergentes e fortalecendo parcerias estratégicas com o ecossistema de tecnologia. Mais do que acompanhar a transformação do mercado, o papel da área é potencializar o que a Africa já faz de melhor com ainda mais agilidade, inteligência e ambição.
“É um imenso privilégio liderar a AfricaCreativeTech. Tecnologia, pra mim, é meio e não o fim. A Inteligência Artificial Generativa, com LLMs, Diffusion Models e Video Diffusion Transformers, vem expandindo nossa capacidade criativa com escala, velocidade e precisão. Quando conectada a uma arquitetura data-driven, com MLOps, pipelines serverless, automações via RPA e APIs inteligentes, ela deixa de ser só uma ferramenta poderosa e passa a ser um verdadeiro motor de inovação. O desafio está em transformar dados, algoritmos e automação em criatividade aplicada — impulsionando ideias, eficiência e resultados concretos para o negócio”, conclui Bruno Mosconi, novo CTO da AfricaCreativeTech.