A realidade virtual pode ajudar a superar um dos maiores traumas da infância: o medo de agulhas na hora da vacina. É o que mostra uma nova ação do laboratório Hermes Pardini, a “VR Vacina”. A campanha, em fase de testes, foi criada pela Ogilvy Brasil. A previsão é que, ainda no mês de junho, a ação seja replicada para as demais unidades próprias do Hermes Pardini em São Paulo, Minas Gerais e Goiânia.
Quando chega ao laboratório para ser vacinada, a criança entra na sala e logo recebe seus óculos de realidade virtual. Enquanto ela assiste a um vídeo, o médico/enfermeiro prepara a vacina. O vídeo 360 graus mostra um universo lúdico no qual um personagem, no estilo de jogos de RPG online, pede ajuda à criança, que vai se tornar um herói e ajudar a salvar todo o reino. O momento que a criança vê o personagem colocando o “poder especial” em seu braço é, na verdade, o instante exato em que o enfermeiro aplica a vacina. Em vez de a criança chorar, a maioria se diverte com a aventura, perde o medo da agulha e fica com a sensação de ter, de fato, se tornado um herói.
“O que é mais interessante nessa ideia é que conseguimos dar a tecnologia de realidade virtual a uma utilidade prática, que resolve um problema e cria uma oportunidade de negócio para o cliente, o primeiro a oferecer esse tipo de serviço. E, o melhor de tudo, as crianças não choram, o sonho de qualquer pai e mãe”, diz Cláudio Lima, VP nacional de criação da Ogilvy Brasil.
“É a primeira vez em 15 anos da minha atuação profissional com vacinas que vejo o medo sendo transformado em entretenimento graças a realidade virtual. É sem dúvida uma tecnologia que vai trazer muito conforto para as crianças, os pais e os profissionais. O bem estar do cliente é prioridade para o Hermes Pardini. Por isso acreditamos na proposta do vídeo”, afirma a coordenadora de vacinas do Hermes Pardini em São Paulo, Melissa Palmieri.
A Vetor Zero é a empresa de produção que desenvolveu o conteúdo em parceria com Ogilvy Brasil.
Ficha Técnica
Cliente: Hermes Pardini
Agência: Ogilvy Brazil
Campanha: VR Vaccine
VP Nacional de Criação: Claudio Lima
Diretor de Criação Executivo: Félix Del Valle
Diretor de Criação: Ricardo Sciammarella/Eduardo Doss/Márcio Fritzen
Redator: Tarik Frank
Diretor de Arte: Sandra Alves
Diretor-Geral de Produção: Rafael Rosi
RTV: Cecilia Taoli/Lais Pereira
Atendimento: Denise Israel/Larissa Ferrari/Juliete Petri
Mídia: Renata Valio/Betânia Aragão
Aprovação do Cliente: Cristiane Vieira/Melissa Palmieri/Ana Paula Pimenta
Produtora: Vetor Filmes
Diretor de cena: Nando Cohen/Luiz Evandro
Diretora Executiva: Alberto Lopes/Paula Moraes/Francisco Puech
Direção de Fotografia: Claus Stellfeld
Atendimento: Isabela Gava/Vandreia Ribeiro/Giovana Grigolin
Produção e pós-produção: Equipe Vetor Filmes
Montador: Fred Siviero
Finalização: Equipe Vetor Zero
Supervisor de Animação: Leo Cadaval
Programação: Kleber Kenyti
Produtora de som: Sonido
Atendimento: Manuela Thomas/Evandro Cavalcanti/Neiva Neto
Direção Musical: Lucas Duque
Produção trilha: Marcio Biaso
Efeitos sonoros: Gabriel Schubsky
Finalização e Mixagem 360: João Miguel
Locutor: Luiza Caspary.