quinta-feira, dezembro 19, 2024
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Abrinq resgata importância do brincar na infância em ação da DPZ

As crianças de hoje brincam como nós, adultos, brincamos no passado? Com tantas telas à disposição dos pequenos e pais com cada vez menos tempo e energia para interagir de forma lúdica com seus filhos, infelizmente não é preciso muito esforço para acharmos a resposta.

Para resgatar a importância do brincar como recurso valioso de criatividade, fantasia e imaginação na construção do futuro, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), em parceria com a Fundação Abrinq, está lançando uma campanha, criada pela DPZ, com o objetivo de devolver o protagonismo do brincar e dos brinquedos na vida das crianças. Além de conscientizar os pais sobre o valor do brincar na infância, a ação ainda tem cunho social, inspirando pais e filhos a doarem brinquedos que não usam mais para uma criança cuja família não tem condição de comprar um.

Com o mote “Dia das Crianças é dia de brinquedo para todo mundo”, a campanha é composta de comercial, ação com influenciadores e parceria com times de futebol.

O comercial apela para a nostalgia dos pais, apresentando cenas de crianças anônimas brincando e se divertindo nos anos 70, 80 e 90, ao som de “This Little Light Of Mine”, clássico da música negra americana, eternizada na voz de Ray Charles, Sam Cooke e Bruce Springsteen, e em filmes como Corina, uma babá perfeita. Após uma sequência de cenas que fazem pais e mães terem saudade da infância, o filme sofre um corte brusco e salta no tempo, nos levando até 2024, na sala de uma casa onde duas crianças interagem fixamente com suas telas de smartphone e tablet. A mensagem alerta: “Você nunca vai esquecer o melhor tempo da sua vida. E seu filho, do que ele vai lembrar?”. Ao final, a peça inspira os pais a brincarem mais com seus filhos e a doarem brinquedos para quem precisa.

Nas redes sociais, influenciadores digitais como Bruno Gagliasso estão contando sua rotina de brincadeiras com seus filhos, chamando a atenção para a redução do uso de telas na infância e incentivando a audiência a dedicar um tempo para brincar e doar um brinquedo.

Além disso, um parceiro de peso está abraçando a causa. Com apoio da CBF e da agência especializada em marketing esportivo 100Sports, grandes times de futebol como Grêmio, Fortaleza Sport Club e RedBull Bragantino estão transformando suas arenas em postos de coleta de brinquedos. Toda a arrecadação será destinada para ONGs beneficiadas pelos clubes. O ponto alto da parceria, transmitido por canais de esporte, acontece quando os jogadores entram em campo de mãos dadas com crianças segurando brinquedos e, em seguida, doando nas caixas da campanha. Grêmio e Fortaleza, por exemplo, deixaram a rivalidade de lado estenderam juntos a faixa com a mensagem da campanha.

“Existe hoje uma conexão direta entre a exaustão dos pais, a superexposição dos filhos às telas e o baixo interesse pelos brinquedos. Esse fato fez a Abrinq nos procurar com o desafio de resgatar a importância do brincar na infância. Mais que vender brinquedos, precisávamos gerar consciência e debate na sociedade, especialmente entre pais, mães e tutores de crianças de 5 a 10 anos. Por isso o comercial apela para a nostalgia de quem brincou de verdade na infância, ao contrário dos filhos dessas gerações dos anos 70, 80 e 90. Além disso, a campanha traz parcerias com grandes times de futebol, que entram em campo com crianças segurando brinquedos e transformam as arenas em postos de doação. Conteúdos digitais com influenciadores que são referências como pais e mães para suas audiências estão inspirando adultos a reservar um tempo precioso para brincar com os pequenos, enquanto eles ainda são pequenos”, comenta Fabio Mozeli, VP de Criação da DPZ.

A campanha terá ampla divulgação por meio de parcerias com grandes veículos, como SBT, UOL e Eletromidia, ampliando seu alcance para todo o território nacional.

As doações de brinquedos poderão ser feitas até o dia 12 de outubro em escolas, igrejas e ONG’s dedicadas à causa das crianças.

Ficha Técnica

CEO: Benjamin Yung

CCO: Flavia Cortes

VP de Criação: Fabio Mozeli

Head de Estratégia: Maria Claudia Conde

Diretor de Criação: Douglas Reis

Criação: Fabio Mozeli, Felipe Azambuja , Pia Saboia e Joca Santana

Gestão: Samya Anjos e Danilo Martin

Estratégia: Aline Alonso, Thauanne Menezes, Alaiana Bernardo

Midia: Gustavo Ono, Daniela Garcia, Victoria Canedo

Produção Integrada: Paula Alimonda, Adriana Marino, Pam Veríssimo

Produtora de Imagem: Miss Sunshine

Direção: Moira Soares

Produção Executiva: Marcia Branco e Ana Flávia Di Luca

Atendimento: Adriana Putini

1ª Assistente de Direção: Natasha Precioso

Coordenação de Produção: Alessandra Meireles

Diretor de Produção: Leandro Dias

Produtor de Locação: Fabiano Ramos

Diretor de Fotografia: Caio Nigro

Diretora de Arte: Karla Salvoni

Produtora Elenco: Taty Horta

Figurinista: Gabi Pinesso

Coordenação de Pós: Thais Alves

Motion: Guilherme Mourão

Montagem: Nathalia Kamura

Finalizadoras: Livia Piassa e Regina Yokota (Mimi)

Color Grading: Brunno Schiavon

Assistentes de Ilha: Julien Regine (Duda) e Fred Siviero

Composição e Limpeza: Marcell Hernandes

Produtora de Som: Satelite Audio

Direção Musical: Roberto Coelho, Kito Siqueira e Hurso Ambrifi

Atendimento: Fernanda Costa, Renata Schincariol, Daniel Chasin e Karen Nakamura

Produção Musical: Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Thiago Colli, Koitty, Alexandre Avicena, Pedro Pelotas e Aloizio Lows

Finalização: Carla Cornea, Vithor Moraes, Arthur Dossa, Andre Giannini e Esteban Romero

Coordenação de Produção: Camila Guedes, Letícia Oliveira, Bea Vieira e Mariana Tardelli

PR: Paula Ganem, Rejane Romano e Larissa Spinola

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