#AbraceaDiferença é a nova campanha da Z515 para o Instituto Jô Clemente

Figura mais simbólica do Natal, o Papai Noel encanta crianças do mundo todo, sem grandes distinções. Para elas, não há muitas diferenças entre eles: um velho bonzinho, de barba branca e comprida e roupas vermelhas, que sempre traz presentes nesta época do ano. É assim também que enxergam os pequenos que participaram do novo filme do Instituto Jô Clemente, como é chamada agora a antiga APAE de São Paulo.

No filme que encabeça a campanha, criada pela Z515, crianças são apresentadas a um Papai Noel e descrevem o personagem de forma espontânea. As respostas indicam uma figura das mais tradicionais, sem nenhuma conexão com uma característica especial mostrada quando a câmera se aproxima: ele tem síndrome de Down. A estratégia é mostrar como o preconceito não é algo natural, incentivando que o público #abraceadiferença.

“As crianças têm o coração puro e não enxergam com preconceito algumas diferenças, que passamos a considerar apenas depois de crescidos. E uma data como o Natal, em que estamos mais sensíveis e com pensamentos mais positivos, é ideal para que possamos gerar uma reflexão sobre o assunto, ficando livres para abraçar as diferenças”, destaca Alessandra Pereira, diretora executiva de criação da Z515.

Reforçando a ação, que conta entre seus parceiros com produção da Academia de Filmes e trilha da Banda Sonora, diversos influenciadores estão abraçando a causa para amplificar a mensagem, especialmente nomes com ligação direta com a questão ou mesmo pessoas com deficiência.

Além da mensagem natalina, essa é a primeira ação de comunicação publicitária para reforçar a mudança de nome do agora Instituto Jô Clemente, após o anúncio feito pela Organização à imprensa.

Veja:

Ficha Técnica:

Cliente: Instituto Jô Clemente
Título: “Abrace a diferença”
Agência: Z515 CCO: Marcelo Prista
Direção executiva de criação: Alessandra Pereira
Criação: Beatriz Vettorazzo e Robson Batista
Atendimento: Fabio Tramontano, Sabrina Loiola e Giovana Pagliarini
Mídia: Sandra Vaiano, André Castilho, Pedro Moura e Vyctor Lucas de Oliveira Art buyer: Alice Imamura
RTV: Sandra Freitas e Tatiana Sato
Produtora do filme: Academia de Filmes
Direção de cena: Ricardo “Gordo” Carvalho
Direção de fotografia: Paulo Mancini
Produção executiva: Duda Marujo
Assistente de Direção: Maira Farah
Atendimento (produtora): Paula Saraiva
Coordenadora de Produção: Michele Labiapari
Produção: Marcelo Ramos
Coordenador de pós-produção: Francisco Ruiz
Produtora de som: Banda Sonora
Maestro: Eduardo Luis Santos
Trilha sonora: Ruriá Duprat e Gustavo Santana
Locução: Carol Melhem
Aprovação pelo cliente: Daniela Machado Mendes