Hoje – 28 de junho – é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Para celebrar, a Escala lança projeto de campanha pro bono voltado a empresas que sejam fundadas por pessoas LGBTQIA+, além de uma série de ações para estimular a pluralidade tanto dentro quanto fora da agência — como a criação do Comitê de Diversidade e Inclusão e o Censo de Diversidade.
Marcado pelo mote “Se você faz parte da comunidade LGBTQIA+, a Escala quer apoiar a sua empresa”, o projeto pro bono visa ajudar pequenas empresas a se desenvolverem em termos de comunicação e posicionamento, reforçando a presença e a percepção de marca entre o público LGBTQIA+ e alcançando novos nichos de divulgação.
A ideia surgiu a partir de um time de pessoas da comunidade LGBTQIA+ colaboradoras da agência, com o intuito de mostrar a diferença na prática sem que o discurso fique apenas no papel. “Queremos usar o nosso privilégio e a expertise da Escala nesses quase 50 anos de atuação no mercado publicitário para dar mais visibilidade e incentivar o trabalho de empresas menores e aliadas à causa LGBTQIA+”, comenta João Brasbie, Head de Conteúdo da Escala e idealizador da campanha, que se identifica como um homem gay.
O projeto faz parte de um conjunto de iniciativas promovidas pela Escala ao longo do mês do Orgulho LGBTQIA+. Além da campanha pro bono de comunicação, a agência irá criar um Comitê de Diversidade e Inclusão com o objetivo de garantir a diversidade tanto na cultura interna quanto nos trabalhos entregues aos clientes. Durante esse primeiro ano, o Comitê vai desdobrar conteúdos e eventos baseados na temática LGBTQIA+, e os próximos dois anos seguem, respectivamente, os temas “Gênero e Raça” e “PCD e Etarismo”.
Aumentar a diversidade de gênero e racial também está nos planos da Escala em 2022. As contratações por ações afirmativas serão realizadas com base em dados exclusivos do Censo de Diversidade, outra resolução da agência para entender o cenário atual e aplicar as novas políticas de inclusão no quadro de funcionários da empresa, além de trazer esses resultados para as redes sociais da Escala.
Conforme Brasbie, a implementação dessas ações deve colaborar não só para a conscientização, mas também para construir e proporcionar ambientes mais seguros e confortáveis. “Isso impacta diretamente na qualidade do trabalho, na criatividade dos profissionais e no sentimento de pertencimento. Queremos reforçar a nossa cultura e promover um espaço onde as pessoas se sintam livres para viver a sua verdade”, salienta.
As empresas interessadas em participar da campanha pro bono podem se apresentar como clientes para o projeto até 28 de julho de 2022, enviando sua candidatura através do formulário: https://bit.ly/ProjetoEspecialEscala. O Comitê de Diversidade e Inclusão da Escala ficará como responsável por selecionar uma empresa que contará com o apoio da agência na comunicação e promoção da marca.