segunda-feira, novembro 25, 2024
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11:21 monta campanha para o Instituto da Providência

Muito além de números expressivos que balizam o impacto social dos projetos do Instituto da Providência – a exemplo do índice de que 8 entre 10 mulheres em vulnerabilidade beneficiárias dos programas conseguem gerar renda e abrir seus próprios negócios-, dimensionar o valor intangível na transformação de vida das pessoas é o mote da campanha solidária Doando20 lançada pela 11:21 (@onzevinteum) em comemoração aos 65 anos da organização fundada por Dom Hélder Câmara e dedicado ao combate à pobreza.

Com uma série de depoimentos reais, a campanha revela a profunda repercussão e geração de valor que participar dos ciclos de desenvolvimento socioemocional, capacitação profissional e ainda inclusão no mercado de trabalho acarreta no público participante para mobilizar a sociedade civil a colaborar com a sustentabilidade dos seus projetos.

“Estamos falando de 4,7 milhões de pessoas com suas vidas impactadas positivamente pelo Instituto em 65 anos de história. Apesar do tamanho dos números, muita gente (principalmente quem tem pouco envolvimento) não sabe exatamente o que o Instituto faz. E sabe menos ainda que pode contribuir facilmente para a continuidade dessa história. Assim, queremos sensibilizar com uma campanha de doação para pessoas físicas baseada nos depoimentos, chamando os doadores em potencial a patrocinar mudanças de vida doando apenas R$ 20 por mês” Explica Gustavo Bastos, conselheiro do Instituto da Providência e idealizador da campanha.

O Instituto da Providência – Fundado por Dom Hélder Câmara há 65 anos, o Banco da Providência arregimenta ações relevantes para o combate à pobreza e uma real oferta de oportunidades e acesso a direitos para aqueles em extrema vulnerabilidade. Ao longo das décadas, ao testemunhar a transformação do País, a própria instituição historicamente aprendeu com suas origens na assistência solidária a se redesenhar no desenvolvimento de uma tecnologia social alicerçada na construção da autonomia produtiva para a sustentabilidade de famílias e comunidades de periferias do Rio de Janeiro. Este processo de aprofundamento de perspectiva também se reflete no novo momento da organização não governamental e se materializa na mudança de nome da instituição que agora passa a se chamar Instituto da Providência.

Impacto –  “Nosso desafio para o futuro é: mudar quantas vezes forem necessárias para nos manter fiéis à nossa causa e como dizia nosso fundador D. Hélder Câmara: ‘Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo’ ”, explica Maria Garibaldi, diretora executiva do Instituto da Providência.

Aumentos significativos no nível de renda e ocupação, além de ganhos em autoconfiança e otimismo são resultados comprovados das ações do Instituto da Providência, de acordo com o estudo realizado por Leandro Pongeluppe (Universidade da Pensilvânia), que avaliou o impacto na vida de moradores de favelas cariocas beneficiários dos projetos sociais. A pesquisa, uma referência de mensuração de resultados de ONGs, foi publicada na revista científica Administrative Science Quarterly.

Para se ter uma ideia, dentro do projeto Mulher, Potência Empreendedora, a cada 10 mulheres situadas na linha de pobreza que concluem os cursos de gastronomia, moda criativa e beleza, oito conseguem gerar renda a partir do seu trabalho. As empreendedoras que passaram pelo programa tiveram um incremento médio de R$650 na renda familiar, o que representa seis vezes mais que o indicador de pobreza extrema (R$109).

Há ainda um processo de educação continuada, para fomentar a sustentabilidade dos negócios. Centenas de projetos são selecionados e impulsionados com capital semente (valor em produtos que o empreendedor recebe para iniciar o seu negócio) de R$1.500; mentoria e acompanhamento do processo de geração de renda. Além da capacitação profissional e formação empreendedora, as beneficiárias integram o projeto Negócio de Mulher e participando de capacitações continuadas em gestão e novas técnicas, além de posteriormente puderem participar do Desafio Arrasa, Garota!, evento em formato de concurso e premiação.

Já no projeto Potência Jovem, a cada 10 jovens concluintes, sete conseguem ser inseridos no mercado de trabalho formal. É um contraponto direto à dura realidade que, segundo  a Síntese de Indicadores Sociais (SIS) de 2023, divulgado pelo IBGE, um em cada cinco jovens (22,3%) em idade laboral está fora do mercado de trabalho e não concluiu o Ensino Básico, totalizando mais de 10 milhões de pessoas. Destes, 61,2% se encontram abaixo da linha de pobreza, tendo acesso precário à educação, falta de oportunidades, e déficit de qualificação técnica gratuita para o trabalho. Dentro da iniciativa, turmas entre 16 e 24 anos, recebem além de formação em logística e tecnologia, encaminhamentos e estratégias de ativação em vagas disponíveis de emprego.

E graças a escalabilidade da sua Tecnologia Social, certificada desde 2018 pela Fundação Banco do Brasil, a metodologia referenciada de combate efetivo à pobreza do Instituto da Providência está ao alcance de projetos sociais muito além das comunidades do Rio de Janeiro. Pelo projeto Re(Conquista), quase 40 ONGS oriundas de dez estados do Brasil receberam certificação e mentorias para a execução de programas de inclusão social produtiva e, ao todo, 1195 negócios foram impulsionados entre 2021 e 2023.

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