sábado, novembro 16, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAgênciasGloria Brasil e Iskool Filmes estreiam a campanha “Lixo Político”

Gloria Brasil e Iskool Filmes estreiam a campanha “Lixo Político”

“Lixo Político” é a campanha criada pela agência Gloria Brasil, em parceria com a produtora Iskool Filmes, lançada nesta quinta-feira (2/10), no site www.lixopolitico.com.br, com o objetivo de conscientizar os eleitores sobre a importância de exercer uma atitude cidadã nas eleições do próximo domingo (5/10).

Totalmente apartidária, a campanha – integrada por ação de guerrilha, site, manifesto, filme e saquinhos de lixo de carro distribuídos em cinco postos de gasolina na capital paulista – foi desenvolvida a partir de ação de guerrilha produzida nas ruas da capital e da grande São Paulo, com recursos de cerca de R$ 30 mil da agência e da produtora.

Rafael Godoi, head de Gestão, Clientes e Mercado da agência, e um dos mentores do projeto, conta que a ideia nasceu há alguns meses, pelo burburinho que antecede as eleições – entre os quais estão ‘Ninguém presta’ ou ‘não adianta votar, que nada vai mudar’ – e foi impulsionada pelos dados de pesquisa recentemente divulgada pela Box1824, especializada em análise de comportamento do público jovem, que mostrou que 53% das pessoas com idade entre 18 e 32 anos não simpatizam com nenhum partido político. “Este tipo de pensamento faz com que mais e mais pessoas desistam de se informar sobre política e é aí que as coisas não mudam mesmo. Nossa ação quer impactar as pessoas para que elas busquem se informar mais e não desperdicem seu voto”, explica.

A produção colocou, em uma avenida de grande circulação de pessoas da Grande São Paulo, quatro lixeiras para coleta de lixo reciclável, identificadas pelas cores amarela (metal), azul (papel), verde (vidro) e vermelha (plástico). Foram captadas imagens da reação das pessoas diante das lixeiras.

Em um segundo momento, a equipe colocou uma lixeira a mais, na cor preta, com a identificação ‘Lixo Político’ e um cavalete com a assinatura ‘Antes de Descartar, Analise, Separe e Recicle suas Ideias’. Logo, as pessoas começaram a depositar seus santinhos, daqueles candidatos que não iam ao encontro de suas ideias.

“Percebemos que as pessoas já assimilaram a importância de reciclar o lixo, pois as nossas lixeiras foram bastante utilizadas, mesmo com o grande número disponível ao longo da avenida. Esperamos que, da mesma forma, as pessoas exercitem sua cidadania e escolham conscientes o nosso destino”, diz Gabriel França, da Iskool Filmes.

Para ampliar o número de pessoas impactadas, um filme de 2’15 foi produzido e será ancorado no site de mesmo nome da campanha, no qual o internauta vai encontrar, além do manifesto, uma relação de outros sites e/ou fontes oficiais de pesquisa da vida política dos candidatos.

A campanha sai do meio digital e ganha as ruas no mesmo dia em que vai ao ar na internet. Serão distribuídas gratuitamente lixeiras para carros em postos de gasolina de São Paulo, nos bairros do Itaim, Vila Olímpia, Tatuapé, Morumbi e Higienópolis.

 

Ficha técnica:

Título: Lixo Político
Agência: Gloria Brasil
Direção Geral Criativa e Estratégica: Rafael Godoi
Direção de Criação: Alexandre Ceneviva
Criação: Eder Pessoa, Rafael Duardes e Marília Costa
Criação Web: Milena Balbi
Produtora: Iskool Filmes
Diretor do Filme: Bruno Zanetti
Diretor Executivo: Gabriel França
Diretor de Fotografia: Rafael Barbosa
Pós-Produção: Bruno Bernardelli

 

Artigos relacionados

Novidades