domingo, novembro 17, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercadoJoão Natale Netto é o novo membro da Academia Paulista de História

João Natale Netto é o novo membro da Academia Paulista de História

O jornalista e publicitário João Natale Netto será empossado na Academia Paulista de História pela sua trajetória e colaboração como pesquisador, escritor e historiador. O ex-presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda ocupará a cadeira nº 18, que pertencia a Aldo Janotti e cujo patrono é Américo Brasiliense Antunes de Moura. Ele tomará posse nesta quarta-feira, dia 1º de outubro, às 19h, no Espaço Sociocultural – Teatro CIEE, localizado na Rua Tabapuã, 445, Itaim Bibi, em São Paulo. O presidente da Academia Paulista de Educação e diretor da Academia Paulista de História, Paulo Nathanael Pereira de Souza, apresentará o novo membro.

Natale foi presidente da APP entre 1974 e 1976, quando viabilizou a compra da sede onde se encontra a Associação (Rua Hungria, Jd. Europa) e iniciou a unificação dos capítulos regionais da entidade. Começou carreira na Comunicação como redator de publicidade na MCann-Erickson, escreveu para os jornais Gazeta Esportiva e O Tempo. Nos anos 1960, tornou-se diretor de publicidade da Editora Abril e foi publisher das revistas Quatro Rodas e Realidade. Como editor, publicou a revista Álcool & Açúcar, voltada à divulgação de tecnologia para a agroindústria canavieira durante o período de vigência do Proálcool. Na área da propaganda foi diretor internacional e de planejamento da Standard-Ogilvy até fundar a própria agência, o Bureau de Publicidade.

Atualmente, toca projetos como jornalista em órgãos da imprensa e prioriza a literatura com foco na historiografia, com alguns ensaios e livros autorais publicados. Entre eles, “A Saga do Álcool” (Ed. Novo Século/2007), premiado pela União Brasileira de Escritores (UBE); “Camélias e Navalhas” (Ed. Novo Século/2012), romance ambientado no final da escravatura, da deposição de D. Pedro II e da proclamação da República; e “A Noite dos Poetas” (Ed. YoungPress /2009), obra teatral sobre um hipotético “encontro” entre Olavo Bilac e Bocage, que recebeu o prêmio Martins Pena pela UBE e pelo Centro de Estudos Bocageanos, de Setúbal, Portugal. A partir do reconhecimento desta obra, Natale contribui com a programação internacional dos 250 anos do nascimento do poeta Bocage com a realização de celebrações nos países lusófonos, representando no Brasil a organização cultural portuguesa.

Artigos relacionados

Novidades