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Robô Rosie, dos Jetsons, vira realidade em campanha da Brilux

O futuro imaginado pelos criadores dos Jetsons, na década de 60, ainda não chegou. Mas a marca de produtos de limpeza Brilux resolveu materializar o sonho de muitas donas de casa ao dar vida a um dos personagens mais marcantes do desenho. A intenção da campanha é provocar o debate de um tema bastante atual na sociedade brasileira: a divisão de tarefas domésticas pelas famílias. A robô Rosie, empregada doméstica da família Jetson, foi reimaginada e recriada usando as mais avançadas tecnologias de computação gráfica. É a primeira vez que o desenho ganha aspecto real. O trabalho foi concebido pela agência Gruponove e realizado pelas produtoras Paranoid e Jonathan Post. Mas tudo precisou passar pela aprovação dos americanos da Warner Brothers, que possui os direitos da série animada.

Rosie é a protagonista de 3 comerciais dirigidos por Luis Carone, um especialista em computação gráfica. Os filmes mostram o dia-a-dia de uma típica família brasileira mas que, como se fosse possível, adquire uma robô igualzinha à da TV. Em engraçadas situações, a personagem dos estúdios Hanna-Barbera, com seu conhecido temperamento forte, passa a estimular os membros da família a assumirem sua parte na divisão de papéis, como braço direito da dona da casa, enquanto aparece usando produtos da marca Brilux.

A filmagem teve ares de superprodução. Por opção do diretor, todas as cenas foram realizadas com a câmera livre, o que aumenta bastante a complexidade da pós-produção, uma vez que todos os objetos de cena precisam ser trackeados no computador. Uma atriz fez o papel de Rosie ao contracenar com o restante da família, sendo substituída digitalmente por um modelo em 3D da personagem. O processo é semelhante ao utilizado em filmes de Hollywood.

Um ano após a aprovação da PEC das Domésticas, o tema da participação familiar nas tarefas domésticas está cada vez mais em pauta no Brasil. Esse contexto, além provocar o debate, faz surgir demandas para novos produtos e equipamentos de limpeza, com mais tecnologia, que facilitam a vida inclusive de quem ainda não está acostumado a cuidar de uma casa ou que tem menos tempo para fazê-lo. Assim, a Brilux pretende desdobrar a campanha durante todo o ano, levando Rosie não só para a TV mas também para pontos de venda, anúncios, outdoors e redes sociais, numa programação de ações ao longo de 2014, sempre aprofundando e ampliando o discurso da campanha. Provocando o debate sobre a colaboração entre familiares, o objetivo da marca é aparecer como facilitadora das atividades do lar.

FICHA TÉCNICA:

Cliente: Brilux

Agência: Gruponove

Direção de criação: Aliwton Carvalho e Gustavo Rêgo

Direção de Arte: Athos Bernardo, Eduardo Fialho, Ricardo Barros

Redação: Aliwton Carvalho, Ana Emília Mesquita, Lucas David e Vinícius Bandeira

Arte final: Helton Rodrigues, Horst Lambert e Jader Melo

Planejamento: Eduardo Breckenfeld e Marília Lacerda

Atendimento: Giovanni Di Carlli e Fernanda Navarro

Produção gráfica: Carlos “Jovem” Oliveira e Judite Campos

Produção RTVC: Julia Menescal e Jéssica Paraíso

Mídia: Pablo Fernandes e Naciara Figueiredo

Produtora de vídeo: Paranoid

Direção de cena: Luis Carone

Direção executiva: Ducha Lopes

Tratamento de imagens e 3D: Techno Image

Fotografia: Techno Image

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