A Takeda anuncia uma reestruturação global de negócios e operações que coloca a empresa em “Fase de Transformação”. As novidades, que acontecem na mesma época do aniversário de 60 anos da companhia no Brasil, chegam para deixar a Takeda ainda mais preparada e competitiva para o mercado nacional, além de fortalecê-la como empresa centrada no paciente e consumidor.
As mudanças, que acontecem a partir de 1º de abril de 2015, envolvem desde a criação de novas áreas de negócios a troca cargos. Entre as novidades mais significativas, podemos ressaltar a integração na Unidade de Negócios de Mercados Emergentes, que devido às semelhanças gerais no portfólio de produtos e a necessidade de apoiar o crescimento contínuo da companhia no mundo, reestrutura-se em cinco áreas: Ásia-Pacífico, Grande China, América Latina, NEMEA (Oriente Próximo, Médio e África) e CIS (Rússia, Cazaquistão, Ásia Caucasus e Bielorússia).
Essa integração tem como objetivo otimizar o gerenciamento de uma ampla diversidade e dispersão geográfica, além de aproveitar sinergias entre as dinâmicas de mercado, o portfólio, as culturas e fusos horários. A partir de agora, a estratégia e implementação serão geridas pelos líderes designados em suas respectivas áreas e essa nova estrutura organizacional irá reduzir a complexidade, ampliar o senso de responsabilidade, a velocidade para o mercado e permitir que a empresa opere de maneira mais eficiente.
O Brasil atua de maneira importante nessa nova estrutura. O país e a América Latina passam a ser uma única região dentro de Mercados Emergentes e, São Paulo, será a sede dessa região. Com isso, Ricardo Marek, atual presidente da Takeda no Brasil, assume a posição de Head LATAM, em uma estrutura que abrange sete países: Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela. A região conta com três mil profissionais e, apenas no ano fiscal de 2013, faturou U$ 789 milhões.
Outra novidade importante para o Brasil é a criação da unidade de negócios Consumer Healthcare, que tem como objetivo atender o potencial do mercado para produtos OTC, GX e Similares. O projeto atuará em busca do bem-estar e saúde do consumidor, visando ampliar a atuação no mercado brasileiro, expandir a linha de produtos e aumentar o acesso da população brasileira a medicamentos de qualidade.