terça-feira, abril 30, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesFiat apresenta mostra renascentista e barroca na FAAP

Fiat apresenta mostra renascentista e barroca na FAAP

A Casa Fiat de Cultura, instituição com sede em Belo Horizonte, traz para São Paulo a mostra inédita São Francisco na Arte de Mestres Italianos. Instalada no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB FAAP), as obras estarão abertas ao público entre 15 de fevereiro e 12 de abril. Sucesso em Minas Gerais e no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, a exposição gratuita chega a São Paulo com trabalhos de artistas como Tiziano Vecellio, Pietro Perugino, Guido Reni e uma experiência em realidade virtual que recria os afrescos pintados por Giotto para a Basílica de São Francisco de Assis em 1230.

“A Casa Fiat de Cultura reafirma seu empenho em ampliar o acesso à arte ao realizar em três importantes capitais do país, em parceria com outras instituições, esta relevante exposição. Este acervo, até então inédito no Brasil, atraiu recentemente um recorde de público em nossa sede em Belo Horizonte, com a presença de 116.000 visitantes, e também encantou o público do Rio de Janeiro, que pôde apreciá-lo no Museu Nacional de Belas Artes. O sucesso da mostra certamente se deve ao amplo leque de mestres da pintura italiana e à forte empatia com a surpreendente atualidade da mensagem deste homem nascido no século XII”, comenta o presidente da Casa Fiat de Cultura, João Ciaco.

Na composição da coleção foram reunidas 18 obras, de 15 museus e sete cidades italianas, além de um quadro de coleção particular do artista Federico Castelluccio, ator da série Sopranos. A mostra que enaltece a figura de São Francisco é dividida em três núcleos: Imagem, momento logo após a sua morte em que ele é pintado como um homem simples; Os Estigmas, período posterior em que ele é o primeiro após Jesus a aparecer com as chagas; E Conversas Sagradas, época em que ele já é retratado canonizado com os outros santos.

Para prestigiar a chegada da mostra que já levou centena de milhares de pessoas a museus, participaram personalidades da publicidade e comunicação. Na festa de abertura realizada na última quinta-feira (14) estiveram presentes nomes como Guilherme Jahara, copresidente da SunsetDDB, Ligia Vulcano, copresidente da SunsetDDB, Marcelo Reis, co-CEO e CCO da Leo Burnett Tailor Made, Andrea Hirata, VP de mídia da Leo Burnett Tailor Made, Alessandro Bernardo, diretor de criação da Fbiz, Hernani Pinheiro e a jornalista Joyce Pascowitch.

A exposição “São Francisco na Arte de Mestres Italianos”, é uma realização da Embaixada da Itália em Brasília, da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), da Casa Fiat de Cultura, do Museu Nacional de Belas Artes, do Instituto Brasileiro de Museus, com patrocínio do Consulado Geral da Itália em São Paulo, da Fiat Automóveis e do Grupo Comolatti. A mostra conta com o apoio do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro, do Consulado da Itália em Belo Horizonte, do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro e da Fondazione Giovanni Paollo II per la Gioventù e tem coordenação da Base7 Projetos Culturais no Brasil e Artifex International na Itália.

 

Serviço:

Exposição São Francisco de Assis na Arte de Mestres Italianos
Local: Museu de Arte Brasileira da FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 | Higienópolis
Telefone: (11) 3662-7198
Abertura: 14 de fevereiro
Período expositivo: de 15 de fevereiro a 12 de abril de 2019
Horário de funcionamento: 2ª, 4ª, 5ª e 6ª feiras, das 10h às 19h (última entrada às 18h); sábados, domingos e feriados das 10h às 18h (última entrada às 17h).
Fechado às terças-feiras, mesmo quando feriado
Entrada gratuita

 

 

Artigos relacionados

Novidades