A partir do dia 18 de setembro, quinta-feira, a região de Copacabana terá um novo motivo para ficar ainda mais movimentada. Trata-se do Heineken Beco das Garrafas, projeto idealizado pela Hands e que nasceu da parceria entre a Heineken e a agência, que revitalizaram os bares da famosa viela próxima à praia de Copacabana com a proposta de resgatar a história da bossa nova e o frescor que a musicalidade brasileira possui.
Esse projeto integra a nova campanha global da marca, “Cities of The World”, que tem o objetivo de inspirar as pessoas a vivenciarem novas experiências, desvendando os segredos de suas cidades. No Brasil a campanha foi inaugurada com um filme de dois minutos e inclui uma ativação digital, uma promoção e edição especial de seis garrafas Heineken, além de outros projetos especiais como o #OpenSP, em São Paulo e o Heineken Glass Room, em Curitiba.
O Beco das Garrafas, área localizada entre os números 21 e 37 da rua Duvivier, famosa pelas casas noturnas Little Club, Bacará e Bottle’s Bar, foi o ponto de partida para o surgimento da bossa nova e reunia diversos artistas que mais tarde se tornariam grandes estrelas da música nacional. Criado no final dos anos 50, por lá se apresentavam Sergio Mendes, Elis Regina, Wilson Simonal, Nara Leão, Baden Power, Wilson das Neves, Jorge Ben Jor e muitos outros, sob a curadoria da dupla de produtores musicais Carlos Mielle e Ronaldo Boscolli.
As apresentações musicais no Beco das Garrafas decaíram nos anos 70 e deu início à fase de decadência da região, mesmo com muitas tentativas de reabertura ao longo dos anos. Na década de 90, Durval Ferreira, importante instrumentista da era da bossa nova e um dos responsáveis pelo surgimento do Beco das Garrafas, criou o projeto de revitalização da área com foco na programação musical. A falta de apoio financeiro engavetou o projeto, mas motivou à Amanda Bravo, produtora cultural e filha de Durval a realizar o sonho do pai: resgatar a história e essência do Beco das Garrafas à altura do que foi décadas atrás.
A partir da iniciativa da atual campanha global da Heineken, “Cities of the World”, e do entendimento da Hands sobre o que o Beco das Garrafas representa, tanto para a cultura do Rio de Janeiro quanto para a música brasileira, surgiu o Heineken Beco das Garrafas. “Mais do que apoiar um projeto cultural, a Heineken deixará um legado para a cidade, resgatando esse ritmo que é tão brasileiro e enaltecido mundo afora, através de um espaço revitalizado e estruturado para receber shows diferenciados”, declara Bernardo Spielmann, diretor da marca Heineken e de patrocínios.
Para Marcelo Lenhard, CEO da Hands, a Bossa Nova é um dos principais ativos da cultura musical brasileira e merecia um projeto que a valorizasse. O Heineken Beco das Garrafas será a contribuição para esse resgate. “Desenterramos a história rica da cena musical que aconteceu neste local, mas que estava um tanto esquecido. Quem sabe daí, outros talentos surjam desta nova geração da música brasileira”, declara.
O Heineken Beco das Garrafas conta com a parceria de nomes de peso: o artista Felipe Morozini, que assina o projeto de design, tendo como inspiração os elementos que remetem à cidade carioca e peculiaridades da bossa nova, criando a melhor experiência do ponto de vista visual, conceitual e arquitetônico e Alexandre Kassin, um dos principais produtores culturais da atualidade, responsável pela curadoria musical.
O projeto de restauração inclui os bares que compõem o Beco e um dos lugares onde a bossa começou a ser tocada: o Bottle’s Bar (o Bacará que foi integrado ao Bottle’s) e o Little Club. O lineup do Bottle’s Bar traz artistas com influências da bossa nova como Letuce, Lucas Arruda, Ultraleve, Alice Caymmi, Tie, Banda Tono, além de jam sessions exclusivas com Marcos Valle e Camila Pitanga e João Donato com Emanuelle Araújo. Já o Little Club recebe, aos sábados, as after parties dos shows que acontecem no Bottle’s Bar, e contam com a apresentação dos DJs Maurício Valadares, Coletivo Vinil e Arte e Marcelinho da Lua. Todos apresentando sets inspirados na bossa nova.
Para encerrar e marcar a programação musical do Beco das Garrafas que continuará após essas três primeiras semanas, o Bottle’s Bar recebe a banda francesa Nouvelle Vague, que prepara um repertório especial com ênfase no estilo musical brasileiro, uma das maiores influências da banda.
Para mais informações, acesse: www.heineken.com/br/becodasgarrafas.
Serviço:
Heineken Beco das Garrafas
Endereço: Rua Duvivier, 37 – Copacabana
Horário de funcionamento: de quinta a sábado, das 20h às 2h
Censura: 18 anos
Valores: Quinta e sexta-feira R$ 100,00 (inteira) / R$ 50,00 (meia-entrada);
Sábado R$ 200,00 (inteira) / R$ 100,00 (meia-entrada);
Nouvelle Vague – R$ 300,00 (inteira) / R$ 150,00 (meia-entrada)
Capacidade: 80 pessoas Bottle´s Bar / 50 pessoas no Little Club.
Formas de pagamento: cartão e/ou dinheiro
Cartões aceitos: Master e Visa (débito e crédito)
Acesso a deficientes
Área externa para fumantes
Ar condicionado: sim
Não tem estacionamento e nem vallet